Skip to main content
Ambiente
4 June 2020

Ministro do Ambiente visita praias urbanas da Costa da Caparica

As intervenções de requalificação do Parque Atlântico, de alimentação artificial de areias e da nova sinalética no acesso às praias foram o motivo da visita.
Cma Logo

No Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e na véspera da abertura oficial da época balnear 2020, a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, acompanhou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, na visita realizada às praias urbanas da Costa da Caparica.

 

Governantes e autarcas de Almada inteiraram-se dos trabalhos de intervenção de requalificação do Parque Atlântico (obra financiada pelo Fundo Ambiental), de alimentação artificial de areias e da nova sinalética de acesso às praias, bem como o cumprimento das regras de segurança.

 

Na ocasião, o ministro lembrou que Portugal «Não tem praias privadas», ou seja, «o acesso às praias é livre e será sempre livre» e que as regras, agora definidas, «apelam ao bom senso dos portugueses, tendo em conta as regras de afastamento».

 

João Pedro Matos Fernandes acredita ainda que o verão de 2020 «será um ótimo verão, em que as pessoas vão poder usufruir da praia e que o vão poder fazer em segurança».

 

Marcações de segurança no paredão da Costa da Caparica

 

E com o objetivo de manter a segurança e bem-estar de todos os que procuram aceder às praias urbanas da Costa da Caparica, a CMA marcou o pavimento do paredão com sinalização.

 

São regras, muito simples, que estabelecem:

 

- Os sentidos de circulação de pessoas

 

- As distâncias de segurança

 

- Uma faixa para circulação de bicicletas

 

Boas práticas para uma ida à praia em segurança

 

- Antes da praia: verificar a afluência às praias próximas, através da aplicação InfoPraia (descarregue: Android | iOS). Deve preferir as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade;
 
- Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança;
 
- Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de pelo menos 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo;
 
- Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho;
 
- No bar da praia, instalações sanitárias: usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança;
 
- Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados).
  
Consultar o Manual com as linhas orientadoras

 

Capacidade das praias em contexto COVID-19

 

Consultar a informação da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a lotação das praias do Tejo e Oeste (região onde o concelho de Almada está inserido).
 
Consultar  o Decreto-lei n.º 24/2020, de 25 de maio, que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos para esta época balnear de 2020.