17 November 2016

Mostra de Teatro até 20 de novembro

A 20.ª Mostra Teatro de Almada termina esta semana com a apresentação de várias estreias e espetáculos e o lançamento do livro «A Cidade do Teatro».
Cma Logo
A organização da Mostra Teatro de Almada promove no dia 19 de novembro, na Casa da Cerca, o lançamento do livro «A Cidade do Teatro» que conta a história do teatro e das artes performativas em Almada, uma iniciativa do Ninho de Víboras com textos de Sarah Adamopoulos, Nuno Bernardo, Isabel Mões, António Vitorino e Xico Braga, fotografias de Vítor Cid e ilustrações de Rui Silvares, Luís Miranda, Ângela Luzia e João Lima. Nos dias 18 e 19, o Alpha Teatro apresenta a sua mais recente criação para a toda a família «Rainha de Copas», a partir de um texto de Ana Neves inspirado em «Alice no País das Maravilhas» de Lewis Carroll, no Cineteatro da Academia Almadense.  No dia 18, sexta-feira, Crème de la Crème estreia «2.º Esquerdo – um teto para dois mundos», encenação de Hugo Gama que sobe ao palco no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. No dia 19, sábado, o Teatro & Teatro de O Mundo do Espectáculo estreia no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça «Morte e Vida Severina», de João Cabral Neto com encenação de Manuel João, espetáculo que recupera o sentido positivo da vida dos refugiados e dos perseguidos. Já as Artes e Engenhos levam à cena na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite «O Declive e a Inclinação» de Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins, inspirado no mito de Sísifo.
  No dia 20, domingo, o programa de encerramento da 20.ª edição da Mostra de Teatro de Almada contempla quatro propostas:
  » O GITT – Grupo de Iniciação Teatral estreia, nos Recreios Desportivos da Trafaria, uma adaptação de «O Gato» de Henrique Santana, comédia para maiores de 6 anos com encenação de Vítor Mio.
  »Os jovens alunos do Grupo de Teatro da Academia Almadense estreiam, no Cineteatro da Academia Almadense, «Retrato por alto», uma criação coletiva sobre o tema da família com encenação de Cláudia Negrão.
  » A comemorar os 480 anos da morte de Gil Vicente, o Teatro na Gandaia estreia, no Auditório Costa da Caparica, «O Pranto de Maria Parda», numa adaptação de Margarida Leal e Rui Silvares com encenação de Ana Nave.
  »O Teatro Extremo encerra o evento, no Teatro-Estúdio António Assunção, com uma reposição revisitada da peça «Retratos», criação coletiva, com coordenação de Fernando Jorge Lopes, que conta com a participação da hilariante Família Barata e os seus misteriosos convidados. A 20.ª edição da Mostra de Teatro de Almada é organizada desde 1996 pela Câmara Municipal de Almada em conjunto com os grupos de teatro do concelho.    Mais informações:www.mostradeteatrodealmada.blogspot.pt   www.facebook.com/MostraTeatroAlmada