Município constitui Equipa de Sapadores Florestais
A constituição de uma Equipa de Sapadores Florestais (ESF) é, para a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, uma «mais-valia na proteção do património natural do concelho de Almada», sem esquecer o trabalho realizado até agora, de «extraordinária articulação entre os serviços municipais, as corporações de bombeiros e diferentes forças de segurança».
Ainda na apresentação da ESF, realizada esta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, António Godinho, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) lembrou que este é «um sonho com cinco anos».
«É a concretização de mais um projeto, com muito esforço e ambição», frisou Francisca Parreira, vereadora da CMA com o Pelouro da Proteção Civil.
A Equipa de Sapadores Florestais
António Simões, Bruno Rodrigues, Bruno Elói, Fernando Fernandes e Jorge Almeida são os primeiros elementos da ESF do Município de Almada.
São trabalhadores especializados, com perfil e formação específica adequados ao exercício de atividades de silvicultura preventiva e defesa da floresta.
Têm como principal função a prevenção, através da manutenção e proteção de povoamentos florestais e da sensibilização das populações em matéria de proteção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo e da limpeza das florestas.
Atuam também na limpeza de terrenos de domínio municipal e no combate à vespa velutina ou asiática.
Contam com o apoio de duas viaturas:
- Uma viatura todo o terreno, equipada uma unidade hidráulica para supressão de incêndios;
- Uma mini giratória, equipada com destroçadores para limpeza de mato.