Skip to main content
Almada
Encontros
Juventude
2 June 2022

Município de Almada distinguido com Selo de Município Amigos da Juventude

A Federação Nacional das Associações Juvenis atribuiu o Selo de Município Amigo da Juventude a 62 municípios, entre os quais Almada, durante o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude.

Image
Almada, Juventude, Encontro Nacional, Selo

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) organizou, no passado dia 19 de maio, o II Encontro de Municípios Amigos da Juventude, em Matosinhos, para atribuição do Selo de Município Amigo da Juventude às autarquias que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela FNAJ em 2019, e que se destacaram pelo envolvimento efetivo de jovens na construção de estratégias para o presente e futuro, contribuindo para a implementação de melhores políticas locais de juventude.

“Acreditamos e defendemos que os jovens devem ser coautores das políticas de juventude, que os espaços de participação jovem têm de ser reforçados e otimizados face aos novos tipos de participação das jovens gerações e que o investimento nas políticas de juventude é fulcral para o sucesso das mesmas. (…) Com este Selo, enaltecemos e premiamos os municípios que criaram e estabeleceram um profícuo diálogo estruturado com a juventude, bem como medidas sustentáveis e planeadas, promotoras da participação, da emancipação e do desenvolvimento do movimento associativo jovem no concelho”, referiu Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ.

O evento, que reuniu cerca de 200 autarcas e técnicos municipais de juventude, promoveu um momento de partilha de estratégias e boas práticas municipais intitulado “O futuro das Políticas Locais de Juventude”.

Durante o Encontro foi ainda apresentada pela FNAJ a “Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude” sobre a participação jovem do século XXI e a cidadania 3.0, bem como o “Pacto INOVE Jovem”, um documento que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para cooperação, sinergias e inovação das políticas dirigidas às jovens gerações.

A Rede de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua conceção, assumindo-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas entre autarquias e enaltecendo o trabalho realizado pelos municípios portugueses, em matéria de políticas da juventude.

Atualmente, reúne mais de 152 municípios que já fazem parte desta Rede de municípios comprometidos com os jovens e as suas organizações.