O Manual de Identidade Visual pretende dar a conhecer a correta utilização do logótipo da Câmara Municipal de Almada, para além de constituir uma importante ferramenta de comunicação e convergência da imagem do Município.
 
A nova identidade é um passo em frente na forma dinâmica, arrojada e distintiva como comunicamos e que partiu de quatro elementos definidores do nosso território:

  • Água, nas suas componentes de mar e rio
  • Qualidade de vida
  • Proximidade
  • Músculo criativo e cultural

Território de Muitos

Esta é a nossa nova assinatura e tem mais de 870 anos.

Heráldica

O actual brasão de armas de Almada, com cinco torres na sua coroa mural, data de 21 de Junho de 1973 aquando da elevação da vila à categoria de cidade. Do ponto de vista heráldico, o brasão mantém ao longo dos tempos a representação de um castelo sobre um penhasco, o que denota um realce às condições geográficas favoráveis das terras de Almada, bem como à reconquista do castelo e da vila aos mouros no final do século XII.

Armas - de azul, com um castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho, tendo a torre central carregada por uma cruz de Santiago de vermelho e as laterais, carregadas, cada uma, por um escudete de azul em ponta, besantado de prata.

O castelo, assente num monte de penhascos de negro, realçados de prata e de verde, cortado por três faixetas ondadas, duas de prata e uma de azul. Coroa mural, de prata, de 5 torres. Listel branco com os dizeres " Cidade de Almada " de negro;

Bandeira - gironada de azul e amarelo, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança douradas;

Selo - circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres " Câmara Municipal de Almada.

Fonte:  Edital 144/85 de 29 de Novembro; publicado no DR, III série, nº 300, 30 de Dezembro de 1985.FLORES, Alexandre M. ; Almada Antiga e Almada Moderna, Roteiro Iconográfico Freguesia de Almada , Almada : Câmara Municipal ; 1985, 249 p.
Marca Almada
Manual de Normas Gráficas
Capa Manual de Normas Gráficas

Este manual destina-se a regrar a utilização dos elementos que constituem a identidade gráfica da CMA. Apresentamos aqui as regras e as recomendações que garantem a boa utilização dos elementos gráficos da identidade e a clareza e a consistência necessárias à representação e reprodução desses pressupostos.

A utilização deste manual deverá ser autorizada pelo Departamento de Comunicação da CMA.

Este manual é parte integrante do projeto definido e a utilização do mesmo deve merecer o respeito integral das regras gráficas nele contidas.

Manual de normas gráficas
Versão principal
Logótipo CMA

 

Versão horizontal do logótipo constituída por um elemento de lettering.

Descarregar ficheiro zip

Versão vertical

Logótipo Vertical


Versão vertical do logótipo constituída

por um elemento de lettering.

Descarregar ficheiro zip