Skip to main content
Exposições
8 May 2025 18:30

a

5 July 2025 18:00
Terça a sábado
10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
Convento dos Capuchos
VER MAPA

Diferentes de todas as outras. As Exposições de Artes Plásticas do Convento dos Capuchos (1955-1961)

Image
Image
CLAUSTROS_CONVENTO_DOS_CAPUCHOS
Image
Jardim do Convento dos Capuchos
Image
GALILE_CONVENTO_DOS_CAPUCHOS_OUTUBRO_2024

Organizada pela Câmara Municipal de Almada, a exposição comemora o 70º Aniversário da I Exposição de Artes Plásticas e apresenta 29 obras de 19 artistas, em diferentes tipologias, da pintura e desenho à gravura e cerâmica. Dado o seu carácter evocativo, a mostra comporta também uma componente documental, de que se salienta uma planta da Costa da Caparica, da autoria de Ferreira da Costa.

Resultado de uma proposta apresentada ao município pelo pintor Manuel Cargaleiro (1927-2024), para o então recém restaurado Convento dos Capuchos, a I Exposição de Artes Plásticas iniciou um ciclo que duraria até 1961. Com uma programação que visava, a um tempo, forjar a identidade cultural do imóvel, integrando-o numa dinâmica de divulgação da Costa de Caparica como destino de veraneio, e a valorização natural e cultural do concelho, a proposta, com curadoria de Manuel Cargaleiro, pretendia criar exposições “diferentes de todas as outras” — mote que deu título à presente evocação. Tal programação expositiva, consagrada ainda através do prémio Câmara Municipal de Almada para obras que versassem a sua paisagem rural ou urbana, fluvial ou marítima, era complementada por um ambicioso calendário de concertos e colóquios de arte, que contou com a participação de muitos nomes relevantes à época. 

A I Exposição de Artes Plásticas, realizada em 1955, foi seguida de mais 4 edições, ate 1961. Enquadradas na Política do Espírito desenvolvida pelo Secretariado Nacional de Informação (SNI), nas cinco edições apresentaram-se 465 trabalhos de 146 artistas, revelando distintos entendimentos da pintura, da gravura, da escultura e da cerâmica. Desse conjunto de mostras resultou o embrião da coleção municipal de arte. Na presente exposição, em que se destacam obras de Manuel Cargaleiro e de Mily Possoz (1888-1968), Prémio Câmara Municipal de Almada em 1955, além de outros nomes nacionais e internacionais com trabalhos que estiveram patentes nessas edições, são também expostas obras que, adquiridas fora do contexto inicial, evocam alguns dos autores que nele participaram e que integram hoje o acervo municipal.
 

INAUGURAÇÃO: 8 de maio, 18h30

INFORMAÇÕES
Convento dos Capuchos
Rua Lourenço Pires de Távora, Caparica
212 919 342 | capuchos@cm-almada.pt