Foi hoje apresentada a Carris Metropolitana, uma marca única que vai ligar os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, incluindo Almada.
A partir de 1 de julho, é possível começar a usar esta frota, composta por 1600 autocarros, sendo que quase 90% são novos ou com menos de um ano. Almada Seixal e Sesimbra formam uma das quatro áreas onde a Carris Metropolitana vai operar. Aqui vão nascer 50 novas linhas, num total de 149.
A cerimónia permitiu a todos conhecer por dentro os novos autocarros que vão cruzar estes territórios e passar a fazer parte do nosso dia-a-dia. Entradas para carregar o telemóvel, capacidade para acomodar uma pessoa em cadeira de rodas ou com uma bicicleta são algumas das novidades destes novos autocarros.
A oferta atual vai aumentar em mais de 35%, contabilizando-se mais de 2 mil percursos e 130 novas linhas e 12 mil paragens.
«Só foi possível lançar [há três anos] o Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes nos Transportes Públicos porque o Governo colaborou com os municípios e as áreas metropolitanas», que agora «passaram a ter autoridade para gerir, planear e organizar os sistemas de transportes nos seus territórios», afirmou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, que encerrou a cerimónia.