«Orca de Aljezur» deu à Costa!
Esta «Orca de Aljezur» pode ser vista em pleno recinto do Festival O Sol da Caparica, muito perto do palco principal e junto ao parque de skate e ao stand da Câmara Municipal de Almada (CMA).
Bordalo II concebeu-a, montou-a e batizou-a de «Orca de Aljezur» porque «é uma peça impactante que, no fundo, é um alerta para a contaminação e poluição dos mares».
Tem quase oito metros de comprimento, integra a série «Big Trash Animals» do artista plástico português e foi feita a partir do «lixo encontrado no mar e retirado de algumas praias do concelho de Almada durante o inverno», explica Bordalo II.
Ao encomendar esta obra, enquanto alerta para a problemática do lixo nos oceanos e de apelo para uma consciência ambiental coletiva, a CMA pretende que, após O Sol da Caparica 2018, esta «Orca» fique exposta no concelho.
O local definitivo será em breve anunciado.
Também na Costa da Caparica, junto a uma das entradas do Festival O Sol da Caparica, numa das paredes laterais do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental está outra obra deste artista plástico, um enorme polvo.
Veja o vídeo «Orca de Aljezur» no Youtube da CMA.