Parque Urbano Filipa D’Água tem um novo mural
Bastou uma manhã para cerca de 20 crianças e 8 elementos da comunidade acrescentarem cor e identidade ao jardim por onde tantas vezes passam.
A iniciativa foi do Grupo Comunitário Caparica-Pragal, que reúne pelo menos uma vez por mês para debater os problemas do território e pensar possíveis soluções.
Desta vez, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, conseguiram tintas gratuitas de muitas cores. Depois foi só decidir o padrão e convocar a comunidade para meter mãos à obra.
As crianças do Centro Social e Paroquial do Cristo Rei, que fazem ali mesmo ao lado as suas primeiras aprendizagens, participaram e deixaram as suas mãos pequeninas pintadas no novo muro, lembrando a todos que os mais novos também podem ter um papel ativo na transformação do território.
O objetivo é replicar esta iniciativa noutros bairros da Caparica e do Pragal e criar uma identidade comum entre eles.
O Grupo Comunitário Caparica-Pragal foi criado em 2018 com a chegada da ONGD Leigos para o Desenvolvimento a este território. Tem cerca de 50 membros e tem conseguido aumentar a participação e o envolvimento de moradores e entidades.
No próximo mês vão ter mais uma Feira Comunitária, onde podem encontrar-se produtos das hortas locais, artesanato, bebidas e pratos típicos de vários países, valorizando as diferentes origens dos habitantes destes bairros e a riqueza do território.