A CMA esteve presente nesta iniciativa para apresentar e contextualizar o serviço de refeições escolares em Almada.
O Município de Almada assegura, diariamente, nas 60 escolas do concelho o fornecimento de uma refeição quente, constituída por: uma sopa, um prato completo (peixe/carne ou proteína vegetal, guarnição e salada/hortícolas), um pão de mistura, uma peça de fruta ou sobremesa e água. Este serviço abrange cerca de 24 mil discentes, representando uma oferta de cerca de dois milhões de refeições por ano.
Para esta apresentação a equipa responsável pelos refeitórios escolares contou com a colaboração de entidades parceiras, nomeadamente, a Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia, a empresa fornecedora de refeições – Indústria de Comércio Alimentar (ICA) e um representante do parceiro no combate ao desperdício, a Refood Almada.
Esta iniciativa permitiu a partilha entre os stakeholders e os diversos participantes (assistentes operacionais, representante dos pais, professores e oradores), contribuindo para o estudo desenvolvido pela Erasmus Medical Center.
O estudo em curso tem como finalidade compreender o sistema de refeições escolares e os fatores determinantes deste serviço nos diferentes países da Europa para que este sistema possa ser alargado e implementado noutros países.