Pequenos deputados, grandes ideias
No palco, os alunos deram a conhecer ao Executivo Municipal as suas ideias para construir um concelho mais amigo do planeta e das pessoas. Com diferentes sotaques e origens, os porta-voz das escolas revelaram como a guerra, a pobreza e as alterações climáticas são problemas que preocupam as crianças do concelho.
Mas demonstraram sobretudo como já são cidadãos atentos e capazes de alertar os mais crescidos para questões do dia a dia que podem ser resolvidas. O bem-estar animal, a limpeza urbana, a existência de percursos acessíveis para a toda a gente, a sobrevivência do comércio tradicional, os transportes públicos e a importância dos seus abrigos ou de se fazer compostagem, foram alguns dos assuntos levantados pelos alunos nesta manhã de trabalho.
Depois de votarem nas melhores ideias, de braço no ar, os alunos colocaram diretamente questões aos eleitos presentes. As respostas trouxeram-lhes informações relevantes como a criação do Centro de Bem-Estar Animal, a requalificação dos parques desportivos, o nascimento de um Agro Parque com agricultura sustentável na Costa da Caparica, a renovação de todas as paragens dos transportes públicos do concelho e a criação de mais postos de carregamento de veículos elétricos.
Os eleitos lembraram que o trabalho não termina aqui e que os alunos também devem ser os embaixadores da mudança, porque os gestos do dia-a-dia são fundamentais. «O importante é nunca desistir» perante a adversidade, acrescentou Inês de Medeiros, louvando o trabalho de técnicos, professores e alunos ao longo de todo o ano letivo.
«Saio daqui de alma cheia» porque «nenhuma ideia é pequena demais. As grandes ideias constroem-se com muitas ideias pequeninas. Foi isso que fizeram hoje aqui. Dão-nos força e esperança para continuar a construir Almada”, concluiu.