Praia Protegida 2020
Em 2020, serão investidos pelo município 60 880 euros no reforço da vigilância, assistência e segurança, em toda a extensão de praias do concelho de Almada.
Promovido pela Câmara Municipal de Almada desde 2018, o Programa Praia Protegida tem como objetivo de dotar as zonas balneares do concelho de meios humanos e equipamentos aquáticos e motorizados de socorro e assistência, garantindo a salvaguarda dos banhistas.
A Câmara Municipal de Almada assinou protocolos de colaboração com quatro associações de nadadores salvadores e com duas corporações de bombeiros:
- Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas
- Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria
- Âncora – Associação de Nadadores Salvadores da Fonte da Telha
- NSRS Atlântico – Associação Nadadores Salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo
- Caparica Mar – Associação Juvenil de Resgate e Salvamento Aquático
- ANSFACC – Associação de Nadadores Salvadores da Frente Atlântica Costa de Caparica
«Este programa teve início há dois anos e tem vindo a ser melhorado ano após ano. Sabemos que ainda não está perfeito, porém continuaremos a trabalhar conjuntamente para atingir a excelência do pretendido», garantiu Francisca Parreira, vereadora responsável pela Proteção Civil.
A autarca agradeceu a «valiosa prestação» de todos os parceiros envolvidos «na segurança e salvaguarda da orla costeira e de todos os que nos visitam diariamente».
Relembramos que para garantir a sua segurança na praia é importante respeitar as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Agência Portuguesa do Ambiente:
· Antes da praia: verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade.
· Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.
· Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo.
· Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho; colocar os chapéus de sol afastados, pelo menos, 3 metros.
· No bar da praia, instalações sanitárias: usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança.
· Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados).