Neste debate inédito os deputados da Assembleia Municipal analisaram as políticas públicas implementadas no município pelo atual executivo e os projetos em perspetiva para o futuro de Almada.
A presidente da CMA, Inês de Medeiros, agradeceu a todos os deputados que aceitaram o desafio de criar “uma sessão especial da Assembleia Municipal para debatermos o presente e o futuro do nosso município neste ano especial em que comemoramos os 50 anos da elevação de Almada a cidade”.
Durante o debate foram colocadas várias questões pelos diferentes partidos – PS, CDU, PSD, CDS, BE, Chega e PAN. Em análise estiveram temas como a habitação, a educação, a intervenção social, o reordenamento do território, o desenvolvimento económico, a descentralização de competências, a requalificação do espaço público, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e o bem-estar animal.
Na sua intervenção, Inês de Medeiros falou sobre aquele que considera ser um desígnio coletivo para o concelho. “Queremos uma Almada inclusiva, que valorize e dê a todos os seus cidadãos, dos mais carenciados aos mais favorecidos, a capacidade de usufruírem integralmente de uma vida digna, nomeadamente no acesso à habitação, ao comércio, aos transportes e ao usufruto do espaço comum, pois só assim poderemos ter uma Almada empreendedora, com capacidade de manter empresas e empregos e de atrair novas empresas, novos empregos e favorecer a instalação de novas atividades que todos desejam”.