Protocolo garante continuidade do Café Memória em Almada
“Estas iniciativas para a CMA são muitíssimo importantes, é essa a nossa função também enquanto autarcas, permitir que iniciativas como estas, que se fazem graças à sociedade civil, aconteçam. Não há política municipal sem as pessoas, sem os munícipes, sem a sociedade civil, sem o empenho dos funcionários das instituições, mas também dos voluntários, pessoas dedicadas ao bem comum. Muito obrigada a todos”, afirmou a presidente da CMA, Inês de Medeiros, no momento que antecedeu a formalização do protocolo que assegura a continuidade da dinamização deste projeto em Almada.
Os Café Memória são locais de encontro, dinamizados por dois técnicos com formação da área das demências, com apoio de voluntários e funcionam em sessões mensais, em espaços informais e em ambiente protegido do estigma social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento. Recorde-se que o primeiro protocolo de parceria do projeto Café Memória foi assinado pela CMA, a 20 de dezembro de 2016.
O protocolo, hoje formalizado, envolve diferentes entidades parceiras, entre as quais, a Santa Casa da Misericórdia de Almada, na qualidade de entidade promotora local; a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, na qualidade de entidades promotoras desta iniciativa a nível nacional; a CMA e várias instituições de apoio a pessoas idosas, integradas no Grupo Concelhio para a Pessoa Idosa (GCpI), nomeadamente, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, a Associação de Professores do Concelho de Almada, a Liga de Amigos do Hospital Garcia de Horta, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada, o Centro Social Paroquial de Cristo Rei, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Cacilhas, a TKM- Associação Sénior Dom Sancho I e oCentro Social Paroquial de Vale Figueira.
Após a assinatura do protocolo realizou-se uma sessão presencial do Café Memória Almada com o tema “Historias das Minhas Memórias”, que contou com a participação da Presidente da CMA, Inês de Medeiros.