PSP
Comemorações
27 February 2024

PSP assinala, em Almada, o 97.º aniversário do Comando Distrital de Setúbal

A Polícia de Segurança Pública celebrou os 97 anos do Comando Distrital de Setúbal e a comemoração desta data passou por Almada, numa cerimónia no Fórum Municipal Romeu Correia. Neste cerimónia, foi entregue à CMA a Medalha de Mérito e Valor Policial no grau Ouro da Polícia da Segurança Pública.

PSP assinala, em Almada, o 97.º aniversário do Comando Distrital de Setúbal

“A Câmara Municipal de Almada tem-se demonstrado parceiro leal, dedicado e dignificante da Polícia de Segurança Pública, cultivando uma relação institucional estreita e igualmente interessada na busca de melhores respostas para a melhoria da segurança deste município. Esta atitude tem sido fundamental na contribuição para tão relevantes e significativos resultados do aumento da tranquilidade e sentimento de segurança entre todos os que habitam e visitam a cidade de Almada.”

Estas foram as palavras ditas pelo Comando Distrital de Setúbal da PSP aquando da atribuição pública da Medalha de Mérito e Valor Policial no grau Ouro à CMA durante a cerimónia do 97.º aniversário do Comando Distrital de Setúbal, onde foram também condecorados polícias do Comando Distrital, com medalhas de Assiduidade e medalhas de Comportamento Exemplar.

“A violência e criminalidade combatem-se, sobretudo, prevenindo e, por isso, são tão importantes estas cerimónias, estes momentos de partilha, estes momentos em que apelamos a uma coisa tão simples como a nossa humanidade apesar das funções que exercemos. Todos nós, sejamos agentes políticos, forças de segurança, representantes religiosos, professores, médicos… devemos relembrar que somos pessoas que se dedicam, como poucos, à causa pública, ao serviço público”, disse Inês de Medeiros, presidente da CMA, agradecendo tudo o que foi feito em prol da comunidade, enaltecendo a “entrega”, a “coragem” e a “generosidade” destes agentes.

As comemorações dos 97 anos do Comando Distrital de Setúbal da PSP, nas quais marcaram presença o bispo de Setúbal, o cardeal D. Américo Aguiar, o diretor nacional da PSP, superintendente-chefe, José Augusto de Barros Correia e o comandante distrital de Setúbal, superintendente Carlos Resende da Silva, incluíram a apresentação de um balanço operacional da atividade distrital em 2023 das várias valências da PSP.

A cerimónia contou ainda com uma visita à exposição de trabalhos artísticos realizados por elementos deste Comando, patente no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, e uma exposição de meios, na Praça S. João Baptista.