Ambiente
23 July 2018
Regularização da recolha de resíduos no Concelho
Concorrendo para esta situação, importa salientar que a frota de veículos de recolha herdada encontra-se notoriamente obsoleta e a necessitar de ser renovada, resultando numa ocorrência anómala de avarias – das 23 viaturas existentes, e das quais somente 13 estavam a funcionar regularmente, apenas 5 se encontram operacionais -, facto que se agrava pela existência de um concurso de aquisição de novas viaturas que se arrasta há mais de 2 anos. Sobre este último ponto, acresce dizer que quando o novo executivo municipal tomou posse, todos os concorrentes tinham sido rejeitados pelo júri, pelo que foi necessário lançar um novo concurso, após o término do prazo legal elegível, estimando-se que até meados do ano de 2019 a aquisição de novas viaturas possa estar concluída. Até lá, e no sentido de resolver uma situação que exige resposta premente, a CMA encetou um conjunto de medidas excecionais, através de procedimentos urgentes de recuperação e aluguer de novas viaturas, tendo também apelado à solidariedade de concelhos vizinhos para que disponibilizassem viaturas.Adicionalmente, os Serviços de Salubridade da CMA estão a mobilizar todos os meios existentes, incluindo outro tipo de viaturas de limpeza urbana, por forma a minorar o impacto desta situação. Graças a este esforço conjunto e ao profissionalismo e dedicação dos trabalhadores do município, a CMA espera regularizar o serviço público prestado à população ao longo dos próximos dias, o que começa a ser já visível em vários circuitos de recolha, um pouco por todo o Concelho. A autarquia de Almada apela à compreensão de todos os Munícipes pelo incómodo causado e sublinha a importância da colaboração de todos para um Concelho mais limpo.