Skip to main content
Reabilitação Urbana
15 October 2020

Requalificação da Rua dos Pescadores - Início da obra

A Câmara de Almada lançou esta sexta-feira, 16 de outubro de 2020, a primeira pedra da empreitada de requalificação da Rua dos Pescadores, na Costa da Caparica.
Cma Logo

«Cumprir o sonho de uma população é a única verdadeira alegria de um autarca» afirmou hoje, 16 de outubro de 2020, a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, no lançamento da primeira pedra da empreitada de requalificação da Rua dos Pescadores, na Costa da Caparica.
 
A autarca almadense justificou a afirmação pela «importância emocional desta rua para todos os caparicanos», mas também porque todos, moradores e visitantes, «vão beneficiar com esta obra» que irá «devolver a identidade da Rua dos Pescadores».
 
Já o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins, lembrou que esta sempre «foi a rua mais dinâmica da Costa» e que esta requalificação vai «devolver o espaço público às pessoas».
 
O que está previsto
 
A intervenção de requalificação da Rua dos Pescadores abrange uma área 6500 m2 e prevê:
 
- Substituição do pavimento existente por lajetas de betão, alternando entre o preto e o branco, mais resistente e de fácil manutenção
 
- Colocação árvores ao longo da rua
 
- Colocação de mobiliário urbano e de novos elementos de iluminação
 
- Novas caixas e ligação de infraestruturas
 
- Novos contentores de recolha de resíduos urbanos
 
Está ainda prevista a criação de um pórtico evocativo para colocação de uma cópia da «pedra de armas com brasão real aposto sobre esfera armilar encimado por coroa imperial» (de acordo com o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico - SIPA) que se encontrava na Casa da Coroa, numa alusão à vivência histórica da Costa da Caparica.
 
O original deste «brasão de decoração esculpido em pedra em alto relevo com esfera armilar, armas de Portugal e coroa» (de acordo com o SIPA), está atualmente no Museu de Almada – Casa da Cidade.
 
Objetivos
 
- Devolver a identidade da Rua dos Pescadores
 
- Melhorar as acessibilidade e mobilidade pedonal
 
- Criar de novas zonas de ensombramento e de lazer
 
As obras serão realizadas em cinco fases e têm uma duração prevista de 150 dias.
 
O investimento é da CMA e ascende a mais de 644 mil euros + IVA (6%).