Semana da Proteção Civil 2018
No âmbito da Semana da Proteção Civil de Almada 2018, no dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Proteção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal dá a conhecer, em Almada, o Plano de Operações Distrital – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do Distrito de Setúbal.
A apresentação realiza-se a partir das 11h, no Convento dos Capuchos, na Caparica.
Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2018
Neste evento de dia 30, é também apresentada a Operação Floresta Segura, Floresta Verde (OFSFV) 2018.
Esta operação reforça a vigilância e prevenção de fogos rurais no concelho de Almada, com especial incidência na Área Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
Assistência nas praias
No dia 1 de junho, pelas 11h, no Posto Municipal de Turismo, na Costa da Caparica, é apresentado o projeto Praia Protegida 2018, iniciativa municipal de apoio à segurança e assistência aos banhistas nas praias do concelho.
Trata-se de um investimento municipal, promovido em colaboração com o Instituto de Socorros a Náufragos e Autoridade Marítima local, com o objetivo de aumentar o número de meios para vigilância e segurança nas praias de Almada.
Na mesma ocasião, vão ser assinados os protocolos entre o Município de Almada e as quatro entidades envolvidas no Praia Protegida 2018.
Exposição de meios
No dia 2 de junho, sábado, junto ao Jardim Urbano da Costa da Caparica, vai estar patente, entre as 9h e as 18h, uma exposição de meios e equipamentos dos vários agentes e entidades ligadas à Proteção Civil.
A inauguração é às 10h.
Dia Municipal do Bombeiro
A Semana da Proteção Civil encerra dia 3 de junho, com as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.
A partir das 10h30, realiza-se a habitual deposição de coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, na Praça Comandante José Braz, na Cova da Piedade.
Às 11h, na Praça da Liberdade, em Almada, começam as cerimónias oficiais, incluindo uma sessão solene, no Fórum Municipal Romeu Correia.
Durante o evento vão ser assinados os protocolos de parceria entre o Município e as três Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, num investimento unicamente municipal de 300 mil euros.
Vão também ser entregues, a 18 bombeiros, as Medalhas e Insígnias Municipais de Bons Serviços – Ouro, Prata e Bronze.