Skip to main content
Segurança
22 September 2020

Surf & Rescue na Costa da Caparica

Arrancou dia 23 de setembro, na Costa da Caparica, a primeira edição da Surf & Rescue, uma iniciativa promovida em conjunto pela Associação de Escolas de Surf de Portugal e pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que pretende reforçar a segurança aquática nas praias ao longo do ano.
Cma Logo
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) uniram esforços com o intuito de potenciar o contributo que já tem vindo a ser dado, ao longo dos anos, pelas Escolas de Surf, no apoio às vítimas de afogamento nas praias de todo o País, sobretudo fora da época balnear e em praias não vigiadas. 
Assim surge a iniciativa Surf & Rescue que consiste na realização de formações, gratuitas, nas áreas do resgate e salvamento aquático e suporte básico de vida, direcionadas a treinadores, técnicos e outros membros e trabalhadores de escolas e clubes de surf.  Um contributo importante 
A primeira ação de formação decorreu dia 23 de setembro, na Praia de Santo António/Marcelino Beach Club, na Costa da Caparica, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Associação de Surf da Costa da Caparica. 
«É muito importante esta parceria que estamos a construir com a Associação de Escolas de Surf de Portugal» evidenciou João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, na abertura da da Surf & Rescue. «Muitas vezes os surfistas são um auxílio importante no resgate de banhistas que estão em dificuldade. Através desta formação contribuímos para que, cada vez mais, o façam de uma forma consciente daquilo que são os riscos e as necessidades em termos de segurança nas praias». 
«Estas ações de formação pretendem dar mais ferramentas aos surfistas para socorrer pessoas no mar [como as manobras de reanimação e suporte básico de vida], especialmente fora da época balnear, mas também dotar o ISN de melhores condições para apoiar a atividade dos surfistas», adiantou o Comandante Velho Gouveia, diretor do Instituto de Socorros a Náufragos. «São já efetuados muitos salvamentos pelas Escolas de Surf, pelo que esta formação irá prepará-las para uma resposta mais rápida e eficaz. É o nosso modesto contributo para deixarmos de assistir a episódios trágicos nas praias todos os anos», sublinhou Afonso Teixeira, diretor executivo da Associação das Escolas de Surf em Portugal. 
As formações Surf & Rescue seguem depois para Sagres (26 de setembro) e Matosinhos (30 de setembro). 
Após a realização e balanço destas ações, o ISN e a AESDP irão anunciar o plano de iniciativas conjuntas a realizar no futuro e novas datas para a realização destas ações de formação.
  
Mais informações
Associação de Escolas de Surf de Portugal
info@associacaoescolasdesurf.pt