Skip to main content
Educação
14 September 2022

Um milhão de adultos certificados pelo programa Qualifica

Neste segundo dia de arranque do ano letivo, o ministro da Educação, João Costa, marcou presença no encontro “Educação - Almada Território de Muitos”, onde anunciou esse marco no programa Qualifica.

Image
Encontro "Educação - Almada Território de Muitos"
Encontro "Educação - Almada Território de Muitos"

“Arrancamos este ano letivo com um milhão de adultos certificados através do programa Qualifica. Este é um grande resultado para o País. Um milhão de certificações significa que há um milhão de concidadãos a quem foi negada uma oportunidade em criança e a quem restituímos, com justiça, aquele direito que não pode ser negado a ninguém”, avançou o ministro da Educação, destacando e agradecendo o papel desempenhado pela Comunidade Escolar no alcance deste objetivo.

João Costa, mencionou ainda a aposta na educação Pré-escolar, “porque é aí que tudo começa, é aí que se começa a predizer o sucesso pela vida toda”. Se há 30 anos, o abandono escolar precoce era de mais de 50% e há sete anos de 13%, hoje está nos 5%, adiantou o ministro. “Isto é um trabalho das escolas, um trabalho meritório, mas, sobretudo, este é um trabalho de um País que se compromete com a Educação, não desiste de ninguém e que não permite que ninguém fique para trás.”

Também Inês de Medeiros, presidente da CMA, marcou presença neste Encontro dedicado à Comunidade Educativa do concelho, onde, a propósito da crise pandémica que marcou os últimos dois anos, deixou palavras de reconhecimento ao esforço e capacidade de adaptação da Comunidade Educativa, em particular, dos professores. “Foram insuperáveis, incansáveis a enfrentar os novos desafios e a descobrir novas formas de dar aulas.”

Este foi um ano em que a Câmara de Almada assumiu plenamente as competências na área da Educação, uma mudança que autarca vê como uma oportunidade.  “A transferência de competências tem desafios, é claro, mas é uma imensa oportunidade para termos um sistema educativo nas suas várias vertentes, dentro e fora da sala de aulas. A escola não é um espaço fechado, mas é um espaço onde toda a sociedade se reflete. O que de bom e de menos bom acontece nas famílias, na sociedade, no tecido económico, reflete-se imediatamente nas escolas, nos alunos, nas nossas crianças e, por isso, é importante que, todos em conjunto, possamos dar respostas eficazes, sobretudo, em tempos de incerteza como aqueles que estamos a viver.”

Inês de Medeiros deu, também, conta do avanço dos trabalhos de requalificação que decorrem em equipamentos escolares do concelho. “É com grande satisfação que vemos as obras da extensão da Carlos Gargaté, na Charneca de Caparica, estão a decorrer a bom ritmo (…). Também já está em marcha a requalificação da EB Alexandre Castanheira, no Laranjeiro, e esperemos que agora possamos, por fim, avançar com a requalificação da Maria Rosa Colaço, no Feijó”, uma obra para a qual será lançado novo concurso. A autarca mencionou ainda a continuidade de programas municipais de apoio a alunos e escolas como a Pasta Escolar ou o transporte escolar.

O Encontro Educação - Almada Território de Muitos” está integrado na Receção à Comunidade Educativa que acontece até 31 de outubro.