Skip to main content

Calçada da Cerca, 14 e Rua Latino Coelho, 2-8

7_RLC_CC_b.JPG

O pátio prior do Crato é um conjunto arquitetónico emblemático de Almada Velha. As habitações dispostas em torno de um pátio terão origem nos séculos XV e XVI. Referem-se estadias da Corte neste espaço, tendo sido apresentado aqui o Auto da Índia, de Gil Vicente, em 1509. Aponta-se que tenha sido propriedade de D. António, prior do Crato, malogrado pretendente à Coroa em 1580, reunindo-se aqui apoiantes da Restauração de 1640. No século XIX foi palco de teatro, primeira sede da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.
Realizaram-se aqui várias escavações arqueológicas. Em 2017 intervencionou-se toda a área deste edifício no âmbito da sua reabilitação, concluída em 2019, identificando-se cinco fases de ocupação:
- Primeiro existiam aqui covas de pão, orifícios escavados na rocha base durante a Idade Média para armazenamento de alimentos, garantindo a sua conservação.
- Posteriormente, a rocha base foi rebaixada e escavada, fazendo-se fossas para recolher argila, a usar em construções das redondezas.
- No século XVI foram entulhadas as covas de pão e as fossas, nivelando-se o terreno e construindo-se estruturas de produção artesanal.
- Já nos finais deste século todo o espaço foi convertido numa habitação, de que restou parte das paredes internas. 
- No século XVIII foi erguido o edifício atual.
Devido à colaboração do proprietário e promotor da reabilitação do edifício, parte destes vestígios pôde ser salvaguardada sob o piso da habitação atual.
Nota:  Núcleo Histórico de Almada. Zona Especial de Proteção Casa da Cerca.