Skip to main content

Largo dos Bombeiros

10_Largo dos Bombeiros.png

Em 2001, trabalhos de remodelação do Largo dos Bombeiros colocaram a descoberto uma cova de pão, orifício aberto no subsolo durante a Idade Média para guardar alimentos. Esta faria parte de uma grande área de armazenamento de cereais, documentada noutras intervenções arqueológicas na Rua da Judiaria, na Rua Trigueiros Martel e no interior de alguns edifícios situados nesta área. O enterramento das provisões numa cavidade selada, impedindo a entrada de oxigénio, garantia a sua preservação. Esta cova pode ter sido utilizada até ao século XVI, quando foi entulhada com lixos urbanos, nomeadamente louça doméstica.
Nota: Núcleo Histórico de Almada e Zona Especial de Proteção Casa da Cerca.
Rua da Judiaria, 14 e Rua Trigueiros Martel, 3-5
Em 2001, trabalhos de demolição de antigos edifícios para a construção do Núcleo empresarial Almada Velha colocaram a descoberto três covas de pão, orifícios abertos no subsolo durante a Idade Média para guardar alimentos. Estas fariam parte de uma grande área de armazenamento de cereais, documentada noutras intervenções arqueológicas na Rua da Judiaria, no Largo dos Bombeiros e no interior de alguns edifícios situados nesta área. O enterramento das provisões numa cavidade selada, impedindo a entrada de oxigénio, garantia a sua preservação. Estas três covas podem ter sido utilizadas até ao século XVII, quando foram entulhadas com lixos urbanos, nomeadamente louça doméstica.
Nota: Núcleo Histórico de Almada. Zona Especial de Proteção da Casa da Cerca e na Zona de Proteção da Igreja da Misericórdia.