Skip to main content

Rua Henriques Nogueira, 22-28

Rua henriques nogueira, 22-28

As estruturas arqueológicas, escavadas entre 1992 e 1996, correspondem a três utilizações deste local.

A primeira fase corresponde à utilização do espaço como área de armazenamento de cereais. Está representada por um conjunto de 13 covas de pão, possivelmente construídas antes do século XIII.

Durante os séculos XIV-XV, o local passou por transformações profundas, resultantes da expansão urbana. Uma parte substancial das covas de pão perdeu a sua função original, sendo entulhadas ou utilizadas como local de escoamento de resíduos. Ergueram-se então um conjunto de estruturas, interpretadas como compartimentos de três edifícios, dos quais se preservam alguns muros, as soleiras das portas, dois buracos onde encaixavam barrotes de um telheiro e canalizações para escoamento de águas pluviais. Detetou-se ainda um arruamento, com orientação transversal às ruas da Judiaria e Henriques Nogueira. Assinala-se ainda a presença de 5 covas de pão, contemporâneas das estruturas habitacionais.

A utilização da área como quintal, terá começado no século XVI e perdurado até ao século XX, sendo possível distinguir vários níveis de aterro, nomeadamente aqueles relacionados com o terramoto de 1755.

Nota: Núcleo Histórico de Almada e Zona Especial de Proteção Casa da Cerca.