Skip to main content
Almada
Cultura
Encontros
Património
Turismo
11 October 2022

XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico

“Turismo e Centros Históricos” é o tema em destaque no encontro nacional que, de 10 a 12 de novembro, vai reunir em Almada representantes de concelhos portugueses com centros históricos. As inscrições para apresentação de comunicações decorrem até 14 de outubro.

Image
Almada, centros históricos, encontro nacional, património, turismo
De 10 a 12 de novembro serão debatidas, em Almada, as várias realidades dos centros históricos portugueses. © Luís Filipe Catarino | CMA

A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e a Câmara Municipal de Almada organizam entre 10 e 12 de novembro, no Auditório Fernando-Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia, o XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.

“Turismo e Centros Históricos” é o tema central do encontro que pretende refletir sobre o turismo e as suas implicações nos centros históricos, quer como fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também de ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente.

Ao longo de três dias serão debatidas as várias realidades dos centros históricos portugueses, os seus problemas e desafios, e as estratégias e os instrumentos para lhes fazer face, assim como a compatibilização entre as necessidades de revitalização e modernização das áreas centrais, a salvaguarda dos seus valores identitários, patrimoniais e tecido social, bem como o papel que um turismo sustentável.

Entre os temas, haverá ainda espaço para a compatibilização entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, ou os instrumentos de financiamento e legislativos. 

Além dos vários painéis de debate, os participantes vão fazer uma visita guiada aos centros históricos de Cacilhas, Porto Brandão e Trafaria, a partir de um cruzeiro no Tejo.

Durante o encontro será ainda entregue o Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2022, a título póstumo, a José Saramago, o qual será recebido por Pilar del Río, sua mulher e presidente da Fundação José Saramago.

 

Conheça o programa completo do XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico

Inscrições para apresentação de comunicação (até 14 de outubro)

Inscrições como participante (até 10 de novembro)

 

Mais informações:
Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico
E-mail: apmch.geral@gmail.com