Programa "O Meu Bairro" promove participação comunitária na requalificação urbana
Cada sessão começou com uma introdução abrangente do programa, dos seus objetivos e ainda com a apresentação de exemplos de abordagens equivalentes a nível internacional, estabelecendo assim um contexto para as discussões posteriores. Em seguida, foram apresentados os dois locais correspondentes a cada união de freguesias e freguesia, acompanhados por um diagnóstico detalhado de características e desafios.
O elemento mais marcante destas sessões foi, após a descrição das soluções que a CMA recomenda para intervir nestes espaços, a apresentação de um programa ilustrado para cada local, criado pelo urban sketcher João Catarino. Essas ilustrações não só capturaram a essência dos espaços públicos em questão, como serviram ainda de ferramenta para despertar o interesse e a imaginação do público presente.
Desenvolvido em parceria com as uniões de freguesias e freguesia do concelho de Almada, o programa "O Meu Bairro" envolve a participação de organismos municipais e da comunidade local em todas as fases do projeto.
Inicialmente, foram identificados dez espaços públicos, dois por cada união de freguesias/freguesia, realizando-se cinco sessões participativas, onde os participantes puderam sugerir melhorias para esses locais ou propor novos espaços para futuras edições do programa.
A próxima etapa envolve a escolha dos cinco locais para intervenção, selecionados através de votação online, disponível até ao dia 21 de abril de 2024. Os munícipes têm a oportunidade de escolher os espaços que serão alvo de intervenção.
Uma vez selecionados os cinco locais, são posteriormente apresentadas propostas de intervenção à comunidade, é elaborado o projeto de execução, lançada a empreitada e executada da obra.
O programa "O Meu Bairro" representa um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais e fortalecer os laços comunitários, promovendo uma cidade mais inclusiva e sustentável.
Mais informações aqui.