Skip to main content

Igreja de Santiago

Igreja de Santiago

Construída entre o final do século XII e o início do XIII, no exterior das muralhas do castelo.

Remontará à Época Medieval, nomeadamente aos primeiros anos de reconquista cristã. Antigamente pertencente à Ordem de Santiago, ostenta escudo com a Cruz de Santiago de Espada na fachada principal.

Alterações setecentistas posteriores descaracterizam o edifício profunda e irremediavelmente. Em 1724, foi reerguida sob patrocínio do Infante D. António, irmão do monarca D. João V.

Durante a primeira metade do séc. XVIII, a devoção a São Tiago era partilhada no interior do espaço religioso com a de S. João Baptista, reflexo da importância das festas realizadas em honra do padroeiro da vila, encontrando-se, então, as imagens dos dois santos colocadas no altar-mor.

A frontaria Neoclássica atual corresponde a fase de reconstrução realizada durante o séc. XVIII, uma vez que apenas a capela-mor e, talvez, parte das paredes laterais terão sobrevivido ao terramoto de 1755.

A reedificação conservou a abóbada de nervuras pós-manuelina sobre o Altar-Mor, composta por pedras calcárias de várias tonalidades, e algumas tampas sepulcrais. Uma lápide funerária do séc. XVI foi considerada como elemento preservado de maior antiguidade.

A capela colateral, situada no lado do evangelho, foi restabelecida no último quartel do século XVIII, passando a incluir um novo retábulo e azulejos rococó com pequenas cartelas ostentando emblemas da paixão, provavelmente provenientes da Real Fábrica do Rato. Do lado oposto situa-se a antiga capela de São Miguel.

O interior da nave única encontra-se revestido a azulejos de padrão oriundos de produção centrada na segunda metade do século XVIII, de autoria atribuída a Nicolau de Freitas, representando episódios da lenda de Santiago.

Durante a procissão anual de dia 23 de junho, a imagem de São João Baptista é transportada desde a igreja de Santiago até à capela de Santo Antão, anexa à quinta de São João da Ramalha, onde permanece até ao dia seguinte.

 

Contactos e links úteis:
Largo 1º Maio
2800-120 Almada
(+351) 913 790 447
E-mail: paroquiadealmada@gmail.com

Website
Localização