Skip to main content
Almada
Saúde
23 May 2022

Estratégia municipal Almada Sem SIDA

O acordo entre a CMA e os diferentes parceiros foi assinado hoje, na Praça São João Baptista, juntando 28 entidades de diferentes áreas, entre as quais Graça Freitas, diretora-geral da Saúde e Luís Mendão, presidente do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos. Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, assumiu a parceria em nome da autarquia.

Image
Almada, Estratégia Municipal, SIDA, Praça São João Baptista, Teodolinda Silveira
Image
Almada, Estratégia Municipal, SIDA, Praça São João Baptista, Graça Freitas
Image
Almada, Estratégia Municipal, SIDA, Praça São João Baptista, Luís Mendão
Image
Almada, Estratégia Municipal, SIDA, Praça São João Baptista, Graça Freitas
Image
Almada, Estratégia Municipal, SIDA, Praça São João Baptista, Teodolinda Silveira

«Desde 2018 que desenvolvemos um longo caminho com o intuito de tornar Almada um município mais saudável e com maior qualidade de vida», afirmou a vice-presidente da CMA, justificando o dia escolhido para a assinatura da Declaração de Compromisso pelos parceiros da Estratégia Municipal Almada Sem SIDA – 23 de maio – «por ser simbólico, uma vez que termina hoje a Semana Europeia do Teste Primavera, o qual tem como objetivo reforçar o alerta fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento».

Teodolinda Silveira expressou ainda «um profundo agradecimento» a todas as entidades que assinaram este compromisso. «É uma parceria extensa, diversa e com parceiros com trabalho firmado nesta área». Luís Mendão salientou que «Almada é, neste momento, o caso mais emblemático, mais produtivo e, provavelmente, com melhores resultados – os quais serão verificados em breve – no âmbito do Fast-Tack Cities».

Também Graça Freitas reiterou os «parabéns à autarquia, às juntas de freguesia e a todo o tecido de proximidade que tem levado a bom porto este projeto. Fico muito grata a todos por fazer parte deste movimento, deste compromisso, que espero seja mais uma etapa bem-sucedida neste município com a colaboração de todos os parceiros».

A funcionar desde setembro de 2021, o Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais (CIRSS), situado no Laranjeiro, é uma das iniciativas concretizadas no âmbito da Estratégia «Almada Município Sem SIDA», fruto de um protocolo de colaboração entre a CMA, a Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Garcia de Orta e o Grupo de Ativistas em Tratamentos. O CIRSS pretende reforçar a resposta complementar aos serviços de saúde já existentes, quer em meio comunitário, quer no contexto das estruturas públicas de saúde do concelho, promovendo a prevenção, rastreio, acesso e retenção em tratamento das pessoas que vivem com VIH, hepatites virais e outras Infeções sexualmente transmissíveis, disponibilizando consulta descentralizada do HGO para o tratamento de Hepatites. De destacar ainda o apoio da Unidade Móvel de Saúde aos territórios mais periférico e mais vulneráveis.

A Estratégia Municipal Almada Sem SIDA, que integra quatro áreas de intervenção – Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Combate ao Estigma e Discriminação – surge na sequência da adesão da CMA, em outubro de 2018, ao Movimento Fast Track Cities – Cidades na Via Rápida para acabar com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), através da assinatura da Declaração de Paris, que define como objetivo eliminar a infeção VIH e SIDA até 2030, através do apoio e aceleração das respostas locais ao VIH.