3 March 2022

Laranjeiro ganha consulta para o tratamento de hepatites

A partir de hoje, o Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais, localizado no Laranjeiro, disponibiliza consulta descentralizada para o tratamento de Hepatites.

Nova_consulta_descentralizada_hepatites_no_Laranjeiro Câmara Municipal de Almada
O Laranjeiro tem agora consulta descentralizada de hepatites

Esta nova consulta é assegurada por uma médica infeciologista do Hospital Garcia de Orta (HGO), todas as quintas-feiras, entre as 14h e as 20h.

Com a descentralização desta resposta na comunidade, pretende-se chegar a populações de risco, que não recorrem habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares.

Nesta consulta será assegurada a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar.

Um centro na comunidade
O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais resulta de uma parceria entre o Hospital Garcia de Orta, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT, IP) e Câmara Municipal de Almada.

Baseia-se num modelo integrado de gestão de caso, centrado na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como na definição de estratégias e competências, com vista à autonomia e melhoria da qualidade de vida.

Erradicar hepatite B e C até 2030
Embora as hepatites sejam doenças evitáveis, tratáveis e, no caso da hepatite C, curável, estas patologias afetam 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano.

O objetivo é trabalhar para o cumprimento do objetivo assumido pela Organização Mundial de Saúde, de controlar e erradicar a hepatite B e C até 2030.

Mais informações no site do Hospital Garcia de Orta

CENTRO INTEGRADO DE RESPOSTAS DE SAÚDE E SOCIAIS