Esta nova consulta é assegurada por uma médica infeciologista do Hospital Garcia de Orta (HGO), todas as quintas-feiras, entre as 14h e as 20h.
Com a descentralização desta resposta na comunidade, pretende-se chegar a populações de risco, que não recorrem habitualmente às unidades de cuidados de saúde primários nem hospitalares.
Nesta consulta será assegurada a realização de exames auxiliares de diagnóstico e a cedência de medicação de uso exclusivo hospitalar.
Um centro na comunidade
O Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais resulta de uma parceria entre o Hospital Garcia de Orta, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT, IP) e Câmara Municipal de Almada.
Baseia-se num modelo integrado de gestão de caso, centrado na pessoa, mediante avaliação das suas necessidades de saúde e sociais, bem como na definição de estratégias e competências, com vista à autonomia e melhoria da qualidade de vida.
Erradicar hepatite B e C até 2030
Embora as hepatites sejam doenças evitáveis, tratáveis e, no caso da hepatite C, curável, estas patologias afetam 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano.
O objetivo é trabalhar para o cumprimento do objetivo assumido pela Organização Mundial de Saúde, de controlar e erradicar a hepatite B e C até 2030.
Mais informações no site do Hospital Garcia de Orta
CENTRO INTEGRADO DE RESPOSTAS DE SAÚDE E SOCIAIS
Rua Luís de Camões, n.º 14 r/c, Laranjeiro
Horário de funcionamento
Quinta -feira: 14h-19h
Contatos
Tel.: 910 250 553
E-mail: gat.almada@gatportugal.org