Fórum Participativo Sénior - Dar voz aos mais velhos
Durante a sessão, feita em grupos com apoio de um dinamizador, foram trabalhados os temas da solidão e do envelhecimento ativo. “O que é a solidão? Que soluções gostaria que existissem no concelho para quem está nesta situação? Onde e com quem gostaria de envelhecer?” Estas foram algumas das questões que desafiaram os participantes a pensar estes temas num momento de partilha e troca de ideias.
Em cada mesa foram recolhidos os contributos de todos os participantes, cujas ideias e propostas serão pensadas e trabalhadas de forma a integrarem o Plano de Promoção do Envelhecimento Ativo, promovido pela CMA, dando-se voz efetiva ao público sénior do concelho.
A iniciativa, que fechou a programação do Mês do Idoso celebrado ao longo de outubro, contou com a participação da Tuna Sénior do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e do grupo Cavaquinhos da USALMA, dois projetos que mostram como se pode envelhecer de forma ativa.
Relembrar e apreciar o papel desempenhado pelos seniores na comunidade, através de atividades promotoras da melhoria da qualidade de vida e bem-estar esteve na base do programa do Mês do Idoso que contou com workshops, cinema e espetáculos que pontuaram o mês de outubro.
Iniciativa organizada pela CMA com o Grupo Concelhio de Idosos de Almada (GCIA).