A identificação da Câmara Municipal de Almada com os pressupostos de intervenção subjacentes à Carta das Cidades Educadoras, a experiência que a autarquia e a comunidade sociocultural e educativa do município têm vindo a desenvolver e as vantagens em integrar uma rede nacional e internacional de informação foram o mote para a adesão de Almada ao movimento das Cidades Educadoras em 1997.
Passada uma década, a Câmara Municipal de Almada entendeu lançar um sítio dedicado à construção da Cidade Educadora, investindo num suporte comunicacional multimédia, que se tem revelado uma ferramenta essencial à divulgação das ofertas que o Município oferece, à melhor compreensão das politicas locais tendentes à beneficiação das condições de vida dos cidadãos, à oportunidade de partilhar as boas práticas.
Foi também criado o Concurso Jovens Talentos, com o objetivo de incentivar, impulsionar e reconhecer os projetos e percursos de jovens que promovam os princípios da Carta das Cidades Educadoras, criando, entre os Prémios atribuídos, um prémio designado “Almada, Cidade Educadora”.
O prestígio crescente de Almada neste movimento de Cidades é também ele visível na responsabilidade de integrar a coordenação da rede territorial portuguesa das cidades educadoras, sendo esta partilhada com outros sete municípios: Cascais, Guarda, Lisboa, Loulé, Odemira, Santa Maria da Feira e Torres Vedras. A nível dos Grupos de Trabalho, Almada assegura ainda a coordenação do Grupo: Cidades Inclusivas.
Entre 11 e 13 de novembro de 2015, Almada realizou o VI Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras. A temática do Congresso “Cidades participadas/cidades adaptadas(áveis)” foi ao encontro das convicções, valores e trabalho quotidiano do município: construir cidades mais participadas e adaptadas, no respeito e na valorização da diversidade e na inclusão social, como princípios que conduzem à construção de uma cidade onde haja lugar para todos e onde cada um tenha lugar, o desígnio central plasmado na Carta das Cidades Educadoras.
Almada, Cidade educadora, é um projeto de todos os cidadãos!