Alunos querem criar Assembleia Jovem de Escola
Este ano, os trabalhos decorreram entre novembro de 2022 e março de 2023 e focaram-se no tema da Participação Democrática dos Jovens. Os deputados foram eleitos pelos colegas das escolas que aderiram ao projeto: AE António Gedeão, AE Monte de Caparica, AE Romeu Correia, Esc. Secundária Cacilhas Tejo, Esc. Sec. Fernão Mendes Pinto e Colégio Campo de Flores.
A AMJA é um programa promovido pela Assembleia Municipal de Almada em colaboração com a Câmara Municipal e com os estabelecimentos de ensino do concelho, que visa aumentar a participação ativa dos alunos do Ensino Secundário na vida política e comunitária da cidade.
Proposta vencedora
Das seis propostas de recomendação à autarquia, uma por cada escola participante, saiu vencedora a criação de uma Assembleia Jovem de Escola, extensível aos agrupamentos de escolas do concelho, em particular às turmas do ensino secundário, funcionando como espaço de discussão e debate das problemáticas que afetam os jovens e a vida da escola.
O projeto será extensível às turmas do 9.º ano através da promoção e dinamização de uma série de atividades (debates, inquéritos, sessões de esclarecimento).
Esta e outras propostas apresentadas na edição de 2022/2023 da Assembleia Municipal Jovem aqui.