AMJA_BANNER_PAGBASICA_2022_2023
Assembleia Municipal Jovem | Edição 2022/2023

“Participação Democrática dos Jovens” é o tema desta edição, para a qual se inscreveram oito escolas de Almada.

A principal ideia foi desafiar os alunos do ensino secundário a pensar na sua participação nos processos de tomada de decisão e de que forma poderiam melhorar os seus níveis de participação.

Já decorreram as sessões de esclarecimento junto dos alunos e as sessões escolares, onde puderam dialogar com os Deputados Municipais da Assembleia Municipal de Almada.

Nas sessões de esclarecimento, como primeira abordagem, os alunos foram desafiados a pensar sobre qual o seu nível de participação, através da Escada de Participação, colocando um cartão, distribuído no início da sessão a cada aluno, no degrau que consideravam refletir o seu nível de participação.

Na segunda dinâmica da sessão, os alunos foram confrontados com algumas frases, a partir das quais teriam de se posicionar levantando, em caso de concordância ou, mantendo-se sentados, em caso de discordância com as respetivas afirmações. As várias frases utilizadas podem ser consultadas aqui

Na terceira e última etapa da sessão, os alunos foram divididos em pequenos grupos e convidados a preencher um poster com algumas questões, nomeadamente, a definir, por palavras suas, participação democrática dos jovens; identificar formas de participação, os problemas que encontram quando pretendem participar, bem como as consequências que identificam em caso de não participação e, por fim, se estão disponíveis a participar mais e de que forma.

Por fim, os grupos apresentaram as suas reflexões aos restantes grupos, promovendo um pequeno debate sobre a temática.

As sessões escolares iniciaram com a mesma dinâmica da sessão de esclarecimento, na qual os alunos foram convidados a “Concordar” ou “Discordar” de algumas afirmações. De uma forma espontânea e imediata, esta estratégia permitiu aos deputados municipais percecionar o posicionamento do grupo, relativamente às temáticas do projeto. De seguida, cada deputado/a municipal teve a oportunidade de se apresentar e falar um pouco sobre o seu percurso e a sua experiência enquanto deputado/a, seguindo-se um período aberto, de questões colocadas pelos alunos.

Depois de criadas as Listas e Propostas, fizeram-se as Eleições nas escolas, onde todos os alunos do secundário foram convidados a votar. Foram eleitos 4 Deputados Municipais Jovens e 2 Suplentes em cada uma das escolas.

A Sessão Plenária da 3ª edição da AMJA, decorreu no dia 23 de março de 2023, na Sala Pablo Neruda no Fórum Municipal Romeu Correia, onde 32 Deputados Municipais Jovens, eleitos entre 8 estabelecimentos de ensino do concelho de Almada apresentaram e debateram as suas propostas de recomendação à Câmara Municipal de Almada. A Sessão Plenária pode ser assistida AQUI.

A minuta da Ata da Sessão poder ser lida AQUI.

A Proposta mais votada foi da Escola Secundária Romeu Correia e consiste em “Criar uma Assembleia Jovem de Escola” e pode ser vista AQUI

O Rodrigo Ribeiro, da Escola Secundária Monte da Caparica, foi eleito Porta Voz da Assembleia Municipal Jovem de Almada 2022/2023 e fez a apresentação da Proposta vencedora à Assembleia Municipal de Almada no dia 28 de junho de 2023 que pode ser assistida (a partir do minuto 1’33’’00) AQUI.

Os Deputados Municipais Jovens também fizeram uma visita ao Parlamento no dia 20 de junho de 2023, onde foram acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal de Almada, Ivan Gonçalves.

Minuta Sessão Plenária | Assembleia Municipal Jovem de Almada
Proposta Recomendação | Vencedora