Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA)

AMJA

A Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA) é um programa promovido pela Assembleia Municipal de Almada, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada e com os estabelecimentos de ensino do concelho e visa fomentar a participação ativa dos alunos do Ensino Secundário na vida política e comunitária da cidade.

A AMJA tem como objetivos:

1. Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
  2. Sublinhar a importância do contributo dos jovens, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
  3. Contribuir para que as políticas dos executivos municipais possam contemplar a vontade dos jovens almadenses;
  4. Dar a conhecer o funcionamento, os órgãos e os processos de decisão do Poder Local Democrático;
  5. Proporcionar a experiência de participação democrática;
  6. Aumentar a proximidade e a confiança dos jovens almadenses nos órgãos de representação democrática.

A Assembleia Municipal de Almada irá reunir numa sessão ordinária, com os Deputados Municipais Jovens em março de 2022, eleitos em cada uma das Escolas de Almada, onde os Jovens Deputados irão apresentar propostas à CMA, subordinada ao Tema de 2021/2022 são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse sentido a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Almada promove junto das Escolas do concelho, sessões de esclarecimento no âmbito dos ODS.

Normas de Funcionamento AMJA_2021/2022