Skip to main content
Almada
Atividade Municipal
Comemorações
24 June 2024

50 Almadenses distinguidos com medalhas de mérito municipal

Em dia de feriado municipal, dia de S. João, Almada realizou uma Sessão Solene de Entrega de Medalhas do Município de Almada, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, no Convento dos Capuchos. 

Image
Mais de 50 Almadenses distinguidos com medalhas de mérito municipal
Foto: Raque França | CMA
Image
Mais de 50 Almadenses distinguidos com medalhas de mérito municipal
Foto: Raque França | CMA

Almada e as suas gentes lutaram por Abril durante 48 anos. As coletividades do concelho foram focos de reunião e resistência ao fascismo e foram largas dezenas os almadenses presos pela polícia política. Na sessão solene de hoje, a CMA distinguiu 50 pessoas individuais e instituições de Almada e celebrou esse legado de liberdade do concelho e aqueles que o construíram antes e depois de 1974 e continuam a construir. 

Na sua intervenção, a presidente da CMA, Inês de Medeiros, referiu que "os 12 meses desde que nos juntámos para celebrar os 50 anos de Elevação de Almada a Cidade foram muito especiais. Prolongámos por 2024 os festejos dos 50 anos de elevação a cidade, para podermos, em conjunto celebrar também os 50 anos da nossa revolução de Abril e assim reafirmar aquilo que todos nós sentimos como tão forte: que Almada é mesmo uma terra de Abril. É uma terra de gente que durante 48 anos foi presa e oprimida mas que nunca abandonou a resistência e a luta contra o fascismo. E, por isso, hoje, neste dia em que celebramos a nossa comunidade, homenageamos e reconhecemos o muito que lhes devemos". A autarca lembrou ainda que "os valores de Abril são para serem vividos e serem reinventados sempre que assim seja necessário". 

"O nosso município, o nosso concelho é exemplo em matérias decisivas como a integração, a inclusão e a tolerância. Sabemos que podemos contar com uma sociedade civil dinâmica, graças ao seu movimento associativo, mas não só, graças a instituições, que hoje mesmo aqui celebramos, empenhadas num futuro comum. Nos tempos incertos e desafiantes estas pessoas são cada vez mais valores basilares de uma comunidade progressista, multicultural, que acolhe a diferença e fomenta laços de solidariedade para com o outro. Celebremos portanto, neste dia especial, valorizando este percurso e esta construção comum a que chamamos Almada. Para construirmos o futuro importa nunca esquecer o passado e reconhecer a todos aqueles que lutaram por todos nós. A todos a nossa palavra de agradecimento. Obrigada. Viva Almada, Viva o 25 de Abril", concluiu. 

"Reunimo-nos hoje para celebrar Almada, a nossa cidade. Celebramos as suas raízes, as suas memórias, e as esperanças que todos colocamos no seu futuro", afirmou Ivan Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Almada, salientando no seu discurso das conquistas de Abril e da revolução dos cravos e lembrando os 416 presos políticos almadenses e todos os outros resistentes antifascistas pelo papel e pela marca que deixaram no país e na cidade. 

"Todos aqueles que hoje são homenageados contribuíram de forma significativa nas suas próprias áreas de atuação para construir uma sociedade melhor, para melhorar a sua comunidade, que é um conceito que deve ser defendido (..) Todos os que hoje são homenageados deram parte do seu tempo, das suas vidas para contribuir para algo. Todos com a sua ação contribuíram para melhorar a vida dos outros. Expresso por isso mesmo a nossa gratidão e reconhecimento, que é o reconhecimento público a todos os cidadãos exemplares e ao seu contributo inestimável para a nossa cidade", afirmou Ivan Gonçalves.

A cerimónia foi abrilhantada com uma alocução da escritora Luísa Costa Gomes e três apontamentos culturais protagonizados pelos participantes do Declamar Abril: Felipe Castro, Gonçalo Tavares, e Maria Caetano Vilalobos, 

 

Conheça a lista completa de medalhados:

 

Medalha de Prata de Mérito Cultural

(Concedida a pessoas singulares ou coletivas pela notoriedade dos contributos para o desenvolvimento e divulgação da cultura)

- Artemrede

- Pedro Barateiro

 

Medalha de Ouro de Mérito Cultural

(Concedida a pessoas singulares ou coletivas pela notoriedade dos contributos para o desenvolvimento e divulgação da cultura)

 - Nuno Bernardo

- Nuno Teotónio Pereira

- Sara Tavares

- Francisco Bronze

 

Medalha de Ouro de Mérito de Dedicação

(Atribuída a pessoas singulares ou coletivas pelos contributos para o engrandecimento do nome do concelho, dos seus valores, gentes e cultura e pela dedicação evidenciada)

- Alberto Marques Antunes

- Artur Cortez Pereira dos Santos

- Albertino Ferreira de Oliveira

- Albino Quaresma 

- Alexandre Castanheira 

- Álvaro Pato

- António Roque Oliveira

- Maria do Nascimento Bonança Falcão

- António Reizinho Falcão 

- António Santos Pereira

- Bárbara Judas

- Edmundo Pedro

- Gilberto Henrique da Rita da Silva

- João Gentil

- Jaime José Rodrigues Ribeiro 

- Joaquim do Carmo

- Joaquim Judas

- Jorge Carlos da Conceição Cordeiro 

- José Alfredo Ferraz

- José Carlos Almeida

- José Inácio Coelho Revez

- José Maria Roque Lino

- José Pedro Soares

- Luís Filipe Cruz Pereira

- Manuel Custódio de Jesus

- Manuel Judas

- Maria dos Anjos

- Gabriela Álvaro

- Mário José Araújo

- Raúl Cordeiro 

- Sofia Nascimento Pinto Santos 

- Victor Figueiredo

- Vítor Costa

- UMAR

 

Medalha de Ouro da Cidade 

(Atribuída a pessoas individuais ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município e aos seus habitantes, de forma exemplar e duradoura, e cujo nome tenha ficado, por tal facto, intrinsecamente ligado à vida e à história do Município de Almada)

- Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior

- Sociedade Recreativa União Pragalense - SRUP