A 2ª edição deste festival, ocorre de 11 a 13 de julho, na Costa da Caparica, como uma forma de valorizar a sustentabilidade da produção agrícola do Agroparque das Terras da Costa e do Mar, pelo estímulo da economia de proximidade e pela promoção de uma identidade territorial própria.
Neste festival, os visitantes podem desfrutar de uma oferta variada de street food, preparada com ingredientes locais, sessões de showcooking ao vivo, com receitas da terra e do mar, workshops, exposições, música, desporto e lazer, promovendo uma verdadeira celebração da região.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada em parceria com a Associação Industrial Portuguesa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Ensaios e Diálogos Associação.
Convidamos as/os jornalistas a marcar presença na cerimónia de assinatura de protocolo da primeira Loja de Cidadão de Almada, que se realiza no dia 1 de julho, terça-feira, às 12 horas, no Mercado da Romeira, na Cova da Piedade.
Depois da atuação das 9 marchas a concurso, no Complexo Municipal dos Desportos, a Marcha da Costa da Caparica vence a edição de 2025, do Concurso de Marchas Populares de Almada. Consulte a nota de imprensa em anexo para saber as restantes classificações e os prémios específicos associados.
O Trafaria Com Prova está de regresso ao Passeio Ribeirinho da Trafaria com vinhos, petiscos e muita animação.
Durante o fim de semana de 4 a 6 de julho, os visitantes podem saborear vinhos de vários produtores nacionais, explorar as tradições gastronómicas dos restaurantes locais e deliciar-se com as especialidades da doçaria de Almada.
No dia 19 de junho de 2025, na Sala Pablo Neruda, foi apresentado o projeto do novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Companhia, numa sessão pública que contou com a presença da Presidente da CMA, Inês de Medeiros, do Vereador com o pelouro do Bem-Estar Animal, Filipe Pacheco, e do arquiteto responsável pelo projeto, Pedro Santos.
Nesta apresentação foram expostos os principais detalhes do novo equipamento, esclarecidas dúvidas e recolhidos contributos sobre o futuro da proteção e acolhimento animal no concelho sublinhando o trabalho contínuo da autarquia na implementação do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), em articulação com associações locais, bem como na monitorização e resposta a situações de matilhas de cães errantes.
O novo CRO será construído na Quinta da Alembrança, no Feijó, integrado num futuro parque urbano. A futura infraestrutura integrará todos os serviços e trabalhadores da Divisão de Bem-Estar Animal, incluindo o Núcleo de Higiene e Segurança Alimentar, concentrando num só local os serviços operacionais e de atendimento ao público. Este novo centro representa um compromisso estratégico do Município de Almada com o bem-estar animal, respondendo com dignidade, funcionalidade e segurança às necessidades de acolhimento, tratamento, esterilização e reabilitação de animais em risco.