Esta terça-feira, a Câmara Municipal de Almada renovou o protocolo de colaboração com a banda Da Weasel, reforçando uma longa história de cumplicidade entre o grupo e a cidade. A cedência da Sala Estúdio, no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, pretende apoiar a banda, oferecendo um espaço para ensaios regulares durante o ano de 2025. O protocolo inclui a participação da banda Almadense em ações promovidas pela autarquia, que visem o contacto direto com a comunidade jovem, como forma de inspirar e apoiar o desenvolvimento cultural no concelho.
Carlão, vocalista da banda, afirmou que a banda está “muito contente por renovar mais um ano. É um local que nos é muito querido”, enquanto a Presidente da CMA, Inês de Medeiros, destacou que estes locais precisam de “estar disponíveis, cada vez mais, sobretudo numa lógica de espaços partilhados”.
Formada em Almada em 1993, a Doninha tem uma relação de longa data com a cidade. Começou a jornada no Ponto de Encontro (Casa Municipal da Juventude), em Cacilhas, e ao longo da carreira de 30 anos, tem ensaiado e atuado em diversos espaços municipais e participado em inúmeras iniciativas culturais. É uma referência para os jovens Almadenses, assim como para os adultos, que cresceram ao som de temas como “Retratamento” e “Força”.
Depois da pausa de cerca de uma década, a banda regressou aos palcos no verão do ano passado, com três espetáculos. Para 2025, estão a ser preparados novos concertos, incluindo uma atuação como “cabeça de cartaz”, no dia 16 de agosto, no festival “O Sol da Caparica”, um evento de grande relevância cultural para o município.
A renovação deste protocolo reflete o compromisso do município com a dinamização da cultura local, assegurando condições para que a banda continue a desenvolver o seu trabalho artístico em Almada.