Almada
Animais
Voluntariado
4 October 2022

Abrigo dos Animais de Almada celebra Dia Mundial do Animal

Esta manhã a Paka, a Bacana e o Freirinho – três dos cães acolhidos pelo Abrigo dos Animais de Almada – foram passear pelo Parque Urbano da Costa da Caparica. Esta iniciativa, promovida pela Provedoria dos Animais de Almada em parceria com o Serviço Veterinário e de Bem-Estar Animal da CMA, contou com a participação dos voluntários do Abrigo dos Animais. 

Image
Almada, Animais, Voluntariado, Abrigo dos Animais
Image
Almada, Animais, Voluntariado, Abrigo dos Animais
Image
Almada, Animais, Voluntariado, Abrigo dos Animais
Image
Almada, Animais, Voluntariado, Abrigo dos Animais

Para assinalar o Dia Mundial do Animal – celebrado há quase um século (desde 1931) – a Provedoria dos Animais de Almada em parceria com o Serviço Veterinário e de Bem-Estar Animal da CMA promoveram na manhã de 4 de outubro um “Cãovívio” no Parque Canino da Costa da Caparica. O objetivo desta iniciativa – que vai passar a ser dinamizada uma vez por mês – é dar a conhecer alguns dos candidatos à adoção que se encontram no Abrigo dos Animais da CMA, mas também em associações de proteção animal do concelho, ao mesmo tempo que é promovida a socialização dos mesmos com outros animais e outras pessoas num espaço diferente das instalações onde se encontram.

Presente nesta iniciativa, Filipe Pacheco, vereador responsável pelo Bem-estar Animal, afirmou que a CMA quer “continuar a promover iniciativas que sensibilizem as pessoas e possam contribuir para o bem-estar destes animais e potenciar a sua adoção responsável''. O Abrigo dos Animais tem esse propósito. Abrigar os animais de forma temporária, dando-lhes todas as condições, amor e carinho, e a abertura aos voluntários tem também essa vertente, mas o que pretendemos é que as pessoas os possam adotar, proporcionando-lhes uma vida feliz como todos os animais merecem”. 

Desde o final de junho que, todas as quartas-feiras, o Abrigo dos Animais – Centro de Recolha Oficial da CMA – abre as portas aos voluntários que queiram estar e “mimar” os animais ali acolhidos. “É uma presença importante e que veio dar uma nova dinâmica ao espaço, além de contribuírem para a divulgação destes animais”, explica Catarina Fonseca, responsável pelo Serviço Veterinário e de Bem-Estar Animal.  

Para Susana, Andreia e Márcia, voluntárias no Abrigo dos Animais, além de serem úteis e poderem contribuir para o bem-estar destes animais, o contacto com eles “é muito gratificante e uma aprendizagem”. 

“Pretendemos ir passear com alguns destes animais todos os meses a um dos parques caninos que existem no concelho, no Parque da Paz, no Parque Urbano da Costa da Caparica e no Parque Multiusos da Sobreda”, adianta Nuno Paixão, Provedor dos Animais de Almada. 

Outra das iniciativas é a presença no Almada Green Market, no Parque da Paz, onde as pessoas podem conhecer os animais disponíveis para adoção e as atividades desenvolvidas neste domínio pela CMA. O próximo momento acontece no último fim de semana de outubro (dias 29 e 30). 

Antes de adotar um animal de companhia avalie se tem todas as condições para oferecer ao novo membro da família: espaço, disponibilidade afetiva, capacidade financeira para garantir as idas ao veterinário necessárias ao seu futuro companheiro, e se durante as férias o pode levar consigo ou tem a quem o deixar até que regresse.  

Como lembra Nuno Paixão, “é assegurada a todos os cães e gatos que estejam no Abrigo dos Animais e sejam adotados a vacinação, identificação eletrónica (microchip), Boletim Sanitário, desparasitação e esterilização/castração”. 

Desde o início do ano já foi adotada mais de uma centena de cães e gatos. 

 

Mais informações 

Abrigo dos Animais de Almada 
Tel.: 212 724 066 
E-mail: svm@cm-almada.pt 

Provedoria dos Animais de Almada 
www.facebook.com/provedoriadosanimaisalmada