Skip to main content
Cultura
2 May 2016

Adeus ao mestre Querubim Lapa

Morreu Querubim Lapa, um dos principais ceramistas nacionais. Com uma vasta obra, é o autor do painel de 14 mil azulejos que reveste a Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó.
Cma Logo
No concelho de Almada Querubim Lapa aceitou o desafio de criar o painel de azulejos que reveste toda a base da Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, ocupando uma superfície de quase 600 m2.

Segundo o autor, os 14 mil azulejos que pintou à mão pretendiam transmitir a ideia da «Casa do Livro», páginas abertas à espera de serem lidas, que nos guiam até ao interior da biblioteca.

Reconhecido sobretudo pelas suas obras de cerâmica, Querubim Lapa dedicou-se também à pintura, desenho, escultura, azulejo e gravura.

Morreu esta segunda-feira, aos 90 anos.

Escultor de formação, lecionou durante 43 anos na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde dirigiu as oficinas de cerâmica.

Em 1945 expõe pela primeira vez, com Pedro Oom, desenhos e aguarelas (Lisboa, Instituto de Cultura Italiana) e inicia o seu percurso como ceramista, enquanto colaborador de Lino António na realização dos painéis da Via Sacra do Santuário de Fátima.

Das suas obras mais emblemáticas destacam-se, por exemplo, o revestimento de uma coluna do hotel Ritz (1959), o painel A Cultura (1961), na Reitoria da Universidade de Lisboa, o baixo-relevo no café Mexicana, em Lisboa, Sol Ardente da Mexicana, (1962), e o grande relevo cerâmico no Casino do Estoril.