Almada acolhe apresentação do livro “Os Brincos à Ronaldo e Outras Histórias – Práticas Municipais em Prol da Igualdade de Género”
No âmbito das comemorações do 36.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, que se assinala hoje, dia 20 de novembro, a comunidade educativa reuniu-se para assistir à apresentação pública do livro, que tem coordenação de Alexandre Sampaio e edição da Kairos Editions e da Casa Vilar – Associação Cultural e Artística.
A obra reúne testemunhos sobre boas práticas desenvolvidas em doze municípios portugueses — Alfândega da Fé, Almada, Arouca, Coimbra, Lagoa, Miranda do Douro, Moura, Odivelas, Ponte de Sor, Porto de Mós, Valongo e Seia — e evidencia o papel transformador das artes performativas na promoção da igualdade de género e na construção de uma sociedade mais respeitadora e inclusiva.
A participação do município surgiu na sequência da apresentação da peça “Os Brincos à Ronaldo e Outras Histórias” nas escolas secundárias do concelho, em 2024, no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade.
A sessão desta tarde contou ainda com intervenções que refletiram sobre a forma como estas práticas contribuem para o cumprimento dos princípios orientadores da Convenção dos Direitos da Criança, nomeadamente a não discriminação, o superior interesse da criança, o direito à vida e ao desenvolvimento e o direito a ser ouvida.
Estas comemorações integram o programa do Dia Internacional da Cidade Educadora, sob o tema “A Participação das Crianças na Cidade Educadora”, reforçando o compromisso do município com a promoção de comunidades mais participativas, inclusivas e orientadas para os direitos das crianças.
Pode saber mais sobre as comemorações do 36.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, a decorrer até 10 de dezembro, aqui.