Skip to main content
Jardins e parques urbanos
Natureza
19 September 2024

Almada adere à campanha Tree Tag

Sensibilizar a comunidade para a importância das árvores em meio urbano. Este é o grande objetivo da campanha Tree Tag, que acontece um pouco por toda a Europa e chama a atenção para os benefícios que as árvores proporcionam. Em Almada, foram colocadas etiquetas (Tree Tags) em 20 árvores que dão a conhecer o seu valor.

Image
Almada adere à campanha Tree Tag
Almada adere à campanha Tree Tag

Plantadas em espaços urbanos ou em parques e jardins, as árvores estão onde vivemos, brincamos ou trabalhamos. E têm um grande valor para as nossas vidas. Contribuem para o arrefecimento, para a retenção da água, para a produção de oxigénio e para a manutenção da biodiversidade nas cidades.

Por isso, celebramos, hoje, a campanha “Tree Tag”. Durante todo o dia, 20 árvores, espalhadas um pouco por todo o concelho, vão receber a sua identificação para dar a conhecer características específicas de cada uma, como o tamanho e a espécie, e os “serviços ambientais” que prestam, como a quantidade de poluição atmosférica que a árvore capta, a quantidade de oxigénio que fornece ou a quantidade de água da chuva que a árvore retém.

Quanto maior for a copa da árvore, maiores serão os “serviços” que a árvore presta.

A campanha acontece em vários países europeus. Em Portugal, foram selecionadas 100 árvores distribuídas pelos municípios de Lisboa, Almada, Cascais, Coimbra, Loulé, Vila Real e Santa Maria da Feira que se associaram à iniciativa.

O grande sobreiro do Parque da Paz, a grevílea do Museu de Almada – Casa da Cidade ou dragoeiro no Presídio da Trafaria são três árvores que fazem parte deste conjunto de árvores que têm um grande valor para a comunidade, hoje e no futuro.

A lista de árvores selecionadas, assim como a informação sobre cada uma, está disponível para consulta.

 

Plano Municipal de Arborização de Almada

As árvores selecionadas integram o conjunto de árvores já inventariadas pelo município no desenvolvimento do Plano Municipal de Arborização de Almada. Este plano caracteriza o arvoredo urbano do concelho, como forma de melhorar o seu planeamento e gestão através do conhecimento das espécies e da sua diversidade, caraterísticas, do estado fitossanitário, da sua estabilidade e da avaliação das mais-valias proporcionadas por cada uma das árvores.

Das cerca de 8700 árvores inventariadas, até à data, 1800 já têm os seus serviços ambientais quantificados.

 

As pessoas também podem participar

A campanha é também uma campanha para a comunidade.

É possível apoiar esta iniciativa ao fotografar as árvores com a TreeTag e publicar as imagens nas redes sociais com o hashtag #EUTreeTag.

É também possível participar com a sugestão de árvores para ser etiquetadas em www.treetags.eu, onde pode também conhecer todas as árvores que integram a campanha.