Skip to main content
Almada
Câmara Municipal de Almada
Hospital
Saúde
21 January 2026

Almada assina Carta de Compromisso para Plano Local De Saúde

O Plano Local de Saúde Almada-Seixal (PLSAS) foi apresentado hoje, 21 de janeiro, na Sobreda. Ao todo, 36 entidades estiveram presentes nesta cerimónia, assinando as respetivas cartas de compromisso.

Image
grupo de pessoas a posar para uma fotografia
Foto de Anabela Luís | CMA

Estes signatários são o “cimento do nosso tecido social”, sublinhou Filipe Pacheco no seu discurso, reafirmando ainda “o compromisso de Almada em continuar a trabalhar de forma colaborativa, em rede e em cooperação institucional, para transformar estes objetivos estratégicos em realidades concretas que melhorem a vida dos munícipes nos nossos territórios».
O vice-presidente da CMA foi acompanhado pelo vereador com o pelouro da Saúde, Luís Palma.
A CMA, recorde-se, apresentou a Estratégia Municipal de Saúde em 2024, como eixo central da sua governação.

O que é o PLSAS?
O PLSAS 2026-2030 é um documento estratégico e exaustivo que representa uma visão coletiva de todas as entidades envolvidas na sua construção.
Foi concebido através de um processo participativo e com base em dados, permitindo identificar e priorizar problemas de saúde que afetam a população de Almada e Seixal (343745 residentes de acordo com o Censos 2021).
O documento pretende, ainda, definir estratégias de prevenção da doença e de promoção e proteção da saúde, ajustadas às especificidades do território e alinhadas com políticas públicas nacionais e internacionais.
Trata-se de um modelo de governação inclusivo, colaborativo e sustentável, que assegura a continuidade e a coerência das ações no longo prazo.

Quais são os objetivos?
Identificar e priorizar os problemas de saúde de Almada e Seixal
Definir estratégias de prevenção da doença, promoção e proteção da saúde, alinhadas pelos eixos estratégicos preconizados a nível nacional e internacional
Promover a implementação das estratégias através da integração das mesmas nos projetos, programas e outras intervenções comunitárias
Estabelecer um modelo de governação sustentável e inclusivo do PLSAS.