Skip to main content
Proteção Civil
1 June 2025

Almada assinala Semana da Proteção Civil

Durante o fim de semana, Almada deu destaque à proteção civil, com um conjunto de iniciativas integradas na 11.ª Semana da Proteção Civil e que visaram sensibilizar a população para a prevenção e para o reconhecimento do trabalho dos serviços e agentes de proteção civil do concelho.

Image
Dia Municipal do Bombeiro
Foto: Victor Mendes | CMA
Image
Dia Municipal do Bombeiro
Foto: Victor Mendes | CMA
Image
Dia Municipal do Bombeiro
Foto: Victor Mendes | CMA
Image
Apresentação da Operação Floresta Segura, Floresta Verde
Foto: Victor Mendes | CMA
Image
Exposição e Demonstração de Meios de Proteção Civil
Foto: Victor Mendes | CMA

No sábado, 31 de maio, foi apresentada no Edifício do Parque da Paz, no Feijó, a Operação Floresta Segura, Floresta Verde, que operacionaliza o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Esta operação decorre entre 1 de julho e 30 de setembro na Mata Nacional dos Medos, podendo o período ser ajustado consoante as condições meteorológicas. Promovida desde 2001 pela Câmara Municipal de Almada, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a operação tem sido fundamental para manter um baixo índice de hectares ardidos, mesmo num concelho que regista um elevado número de ignições durante o verão.

No mesmo dia e até às 18h, decorreu na Alameda do Parque da Paz uma exposição e demonstração de meios de proteção civil, com a participação dos corpos de bombeiros voluntários de Almada, Cacilhas e Trafaria, e de outras entidades. Durante o evento, os visitantes puderam conhecer equipamentos e veículos, e participar em workshops, reforçando o conhecimento sobre as várias vertentes da proteção civil.

Dia Municipal do Bombeiro

No domingo, 1 de junho, foi celebrado o Dia Municipal do Bombeiro, com a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, na Praça Comandante José Braz, na Cova da Piedade, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada, vereadores, comandantes das corporações de bombeiros e outras autoridades locais.

Às 10h, no Parque Urbano da Charneca de Caparica, decorreu a cerimónia oficial, que incluiu a entrega de 16 Medalhas e Insígnias Municipais de Ouro, Prata e Bronze a bombeiros voluntários com 30, 20 e 10 anos de serviço, em reconhecimento pelo seu contributo e dedicação. A sessão terminou com o desfile das forças em parada.

A 11.ª Semana da Proteção Civil de Almada reforça a importância da prevenção e da valorização do trabalho dos agentes de proteção civil, cujo papel é fundamental para a segurança da comunidade.

 

Medalhas e Insígnias Municipais atribuídas em 2025:

Ouro de Bons Serviços (30 anos)

  • Luis Miguel Raposo Silva | Bombeiros Voluntários de Almada
  • Bruno Miguel Gil Rodrigues Pedro | Bombeiros Voluntários de Cacilhas
  • João Carlos Férias da Conceição | Bombeiros Voluntários da Trafaria

Prata de Bons Serviços (20 anos)

  • Marco Alexandre Mendes Isidoro | Bombeiros Voluntários de Almada
  • Vitor Manuel Ferreira Alves | Bombeiros Voluntários de Almada
  • Mauro Alexandre Ribeiro Sequeira | Bombeiros Voluntários de Cacilhas
  • Paulo Jorge Cruz Rodrigues | Bombeiros Voluntários de Cacilhas
  • Rui Jorge Alves Amorim | Bombeiros Voluntários da Trafaria

Bronze de Bons Serviços (10 anos)

  • Artur Jorge dos Santos Afonso | Bombeiros Voluntários de Almada
  • João Paulo dos Santos Mateus | Bombeiros Voluntários de Almada
  • José Luis Califórnia Caldeira | Bombeiros Voluntários de Almada
  • Carlos Miguel Marques de Oliveira | Bombeiros Voluntários de Cacilhas
  • João Luis Ferreira da Silva Miguel | Bombeiros Voluntários de Cacilhas
  • Nuno Manuel Simões Pinto | Bombeiros Voluntários de Cacilhas
  • Gonçalo Francisco Vinhas Almeida | Bombeiros Voluntários da Trafaria
  • Pedro Rafael Pinto Santos | Bombeiros Voluntários da Trafaria