Almada
Intervenção social
19 November 2021

Almada associa-se à Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites

Nos dias 22, 23, 29 a 30 de novembro, vai ser possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais na Unidade Móvel «Dar + Saúde à Saúde» que estará estacionada em quatro locais do concelho. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

semana teste 2021

O Município de Almada e Portugal associa-se, mais uma vez, à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que decorre de 22 a 29 de novembro, de norte a sul do país.

Ao longo destes dias, será possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais em várias locais.

Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

No dia 30 de novembro, será também assinalado o Dia Mundial da Luta Contra a Sida.

A Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2021 em Portugal é promovida pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, contando com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

Onde pode fazer o rastreio?

Em Almada, a Unidade Móvel «Dar + Saúde à Saúde» vai estar nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro, das 10h às 17h, no seguintes locais:

- 22 de novembro (segunda-feira)
Bairro de Santo António, Laranjeiro

- 23 de novembro (terça-feira)
Junto ao chafariz, Cacilhas

- 29 de novembro (segunda-feira)
Rotunda Centro Sul, Cova da Piedade

- 30 de novembro (terça-feira)
 Junto à paragem MST – António Gedeão, Laranjeiro

É ainda possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais de Almada (Rua Luís de Camões n.º 14 r/c, Laranjeiro), todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h.

Semana Europeia do Teste - Objetivos

Os grandes objetivos desta iniciativa, realizada a nível europeu, são:

- Aumentar o número de testes realizados;
- Alertar para os benefícios do rastreio do VIH (vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA);
- Encorajar que mais pessoas saibam o seu estatuto serológico para as hepatites virais B e C.