17 May 2021

Almada assume estratégia para ser município sem SIDA

A Estratégia «Almada, Município Sem SIDA» foi esta terça-feira, 18 de maio de 2021, apresentada. Preconiza o envolvimento e contribuição de um conjunto de entidades parceiras das áreas da saúde, educação e social, entre outras, na eliminação desta epidemia e de outras infeções sexualmente transmissíveis.

Município sem Sida

O Município de Almada aderiu, em outubro de 2018, através da subscrição da Declaração de Paris, ao Fast-Track Cities – Cidades na Via Rápida para acabar com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

A Estratégia Local «Almada Sem SIDA» foi lançada em fevereiro de 2020, e esta terça, 18 de maio de 2021, numa reunião de trabalho que reuniu as entidades parceiras locais, foram apresentados:

- O diagnóstico de situação e perfil epidemiológico;

- As linhas orientadoras da Estratégia «Almada, Município Sem SIDA».

Para a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, «a Estratégia “Almada, Município Sem SIDA” promoverá respostas inovadoras, produção e partilha de conhecimentos, para produzir uma transformação social positiva que contribua para uma Almada mais equitativa, inclusiva, responsiva, resiliente e sustentável».

A autarca almadense não esqueceu a importância do «trabalho em parceria, sabendo-se que esta prática se reverte em ganhos na saúde das pessoas e na construção de um município mais saudável», concluindo que «manteremos o nosso compromisso com a Declaração de Paris».

Durante a sessão de encerramento a vereadora com o Pelouro da Ação e Intervenção Social, Teodolinda Silveira, enalteceu este «momento de reflexão e partilha entre parceiros tão diversos, e que, sendo Almada um território de muitos, aberto a toda a diferença e sempre disponível para promover o combate a qualquer tipo de descriminação», e que permita, «a passos largos, realizar o caminho para o objetivo final de Almada, um Município Sem SIDA».

Diagnóstico de situação – Perfil epidemiológico VIH

No período de 2014 a 2017, a incidência no concelho de Almada foi de 21,9 casos por 100 000 habitantes, acima da média nacional (13,3).

Desde 2015, Almada tem uma taxa de novos disgnósticos superior à média do País, apesar de, em 2018, a taxa ter sido inferior, relativamente aos anos anteriores.

Foi também registado um aumento de 13,5% de novos casos entre janeiro de 2018 e agosto de 2020.

Proposta de Plano / Orientações estratégicas

Face dados apresentados, a equipa da Estratégia «Almada, Município Sem SIDA» apresentou uma proposta de plano e respetivas estratégias:

- Sessões de esclarecimento junto da comunidade escolar;

- Reforço da aplicação de testes rápidos nos serviços de saúde, sociais e da comunidade;

- Realização demais rastreios e reforço na distribuição de material, sobretudo nas zonas mais afetadas;

- Dinamização de campanhas de vacinação nas áreas mais afetadas pelo vírus da Hepatite C;

- Reforço da oferta de rastreios de outras infeções sexualmente transmissíveis;

- Promover a uniformização, monitorização sistemática e avaliação dos dados epidemiológicos de Almada nos serviços de saúde.

Quatro áreas de intervenção

- Prevenção: reduzir o número de novos casos (taxa de incidência) de infeção por VIH;

- Diagnóstico: aumentar o número de pessoas que são diagnosticadas;

- Tratamento: aumentar o número de pessoas com acesso ao tratamento e com carga viral indetetável;

- Estigma e discriminação: promover o combate ao estigma e à descriminação das pessoas que vivem com VIH.