16 November 2022 00:00

VER MAPA

Almada celebra Direitos da Criança

Almada, Crianças, Direitos, Intervenção Social

A Convenção sobre os Direitos da Criança faz 33 anos e, entre 16 e 29 deste mês, o nosso concelho assinala a data com um programa de atividades que pretendem sensibilizar, proteger e promover os direitos das crianças junto da comunidade.

Para lembrar e assinalar a data histórica em que a ONU estabeleceu a Convenção sobre os Direitos da Criança – 20 de novembro de 1989 –, a CMA e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Almada, em parceria com entidades locais, organizam, esta quarta-feira, o Colóquio “Do Acolhimento à Família, um Caminho em Rede”, no Convento dos Capuchos, na Caparica.

Este encontro – com participação livre, mas sujeito a inscrição prévia – pretende ser um momento de reflexão e partilha sobre a intervenção para a reunificação familiar, junto de famílias com crianças e jovens em situação de risco, mas também sobre estratégias futuras, tendo em conta as mudanças sociais, os modelos de parentalidade e os perfis das crianças e jovens.

Na próxima semana, entre os dias 22 e 24, está de regresso mais uma edição do Ciclo de Cinema “Pelos Direitos das Crianças”. “Listen”, “Sempre perto de ti” e “Recreio” são os filmes em exibição no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, com entrada livre, mas levantamento obrigatório de bilhete.

Está ainda programada uma ação de formação e a distribuição do “Jogo dos Direitos”, baseado na Convenção sobre os Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e que tem como objetivo informar e ensinar os mais novos sobre os direitos e deveres, de forma lúdica e divertida.

No dia 23, são apresentadas as linhas gerais da Estratégia Local para a Infância de Almada durante a 78.ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Local de Ação Social de Almada (CLASA).

A encerrar a programação, no dia 29, pode ainda participar no Encontro “Famílias de Acolhimento: Direito ao Afeto”, na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó.

Consulte aqui o programa completo do 33.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança