Almada celebrou o 25 de Abril
O Festival à Janela arrancou na noite de 24 de abril, no Hospital Garcia de Orta, e percorreu as principais artérias do concelho homenageando, com um espetáculo audiovisual de música, cor e dança, ao som de Zeca Afonso, Mariza, Noiserv e The Legendary Tigerman, os heróis da Revolução dos Cravos e os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate ao Covid-19.
À janela, Almada cantou com emoção a emblemática Grândola, vila morena, de José Afonso, a segunda senha transmitia pela rádio, que confirmou o arranque das operações dos Capitães de Abril.
Foi também com música portuguesa que comemorámos esta data histórica. Com concertos ao vivo, transmitidos online, todas as noites, desde o dia 25 de abril. No palco virtual ouviram-se as vozes de Mariza Liz, Amélia Muge, Paulo Bragança e Rui Andrade, entre outros. Sete noites consecutivas a celebrar a música, que culminam, a 1 de maio, com o concerto de Carlão.
Nas artes plásticas e visuais
Inspirado no verso Nas tuas mãos começa a Liberdade, do poema As mãos, de Manuel Alegre, o artista plástico Tiago Galo criou o cartaz das comemorações do 25 de Abril em 2020. Porque das mãos de cada um podem nascer cravos, símbolos da liberdade e da esperança.
A exposição comemorativa do 25 de Abril de 1974 As portas que Abril Abriu... Versão 2.0, da autoria dos agrupamentos de escolas do concelho, pode ser «visitada» no canal de Youtube da Câmara Municipal de Almada (CMA).
Sessão solene online
Apesar de não ser possível realizar a tradicional sessão solene na presença dos almadenses, a Assembleia Municipal de Almada celebrou e enalteceu a democracia através da mensagem de cada um dos representantes das forças políticas municipais, disponível nos canais digitais da CMA. Porque «o 25 de Abril é todos os dias, se nós assim o quisermos», como afirmou Inês de Medeiros, presidente da CMA, na mensagem comemorativa do 46.º aniversário do 25 de Abril partilhada com os almadenses.
Celebrações do 25 de Abril