A Economia Circular preconiza um modelo de desenvolvimento sustentável que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida do atual modelo de economia linear por novos fluxos circulares, num processo integrado mais eficiente e sustentável.
Uma Almada Circular tem como principais objetivos eliminar resíduos e poluição, explorar e otimizar o uso de recursos endógenos, e devolver os materiais ao ciclo produtivo, assegurando assim uma maior eficiência na utilização e gestão dos recursos e permitindo a regeneração dos sistemas naturais no seu território.
O Roteiro para a Ação Circular 2030 em elaboração tem por objetivo apresentar a estratégia adotada pelo Município de Almada para promover e acelerar a transição para uma economia circular. Este Roteiro apresenta a visão, os princípios orientadores e os eixos estratégicos que a sustentam, bem como as medidas prioritárias previstas a implementar até 2030 e respetivas metas, assim como o modelo de governação do roteiro.
Roteiro para a Ação Circular 2030 para uma Almada Circular assenta na implementação de um conjunto de seis medidas prioritárias:
M1 | Espaço-montra do ecossistema circular de Almada
M2 | Almada, polo de conhecimento e inovação
M3 | Almada, uma autarquia circular
M4 | Bioeconomia urbana em Almada
M5 | Circular recursos e materiais
O que se perspetiva
Está em curso o desenvolvimento de um primeiro Bairro Circular. Este será um espaço demonstrativo dos conceitos presentes no Roteiro de Ação Circular, e aqui serão realizadas ações com a participação da comunidade nas diferentes áreas da economia circular.
Irá centralizar-se no Mercado das Torcatas, que atualmente já alberga outros projetos circulares como a Fruta Feia e que passará a acolher também atividades de cariz climático, com especial destaque para a realização de forma regular e agregada de projetos circulares, como a Loja Circular, Oficina e Ferramenteca, Cicloficina de Almada, entre outros, promovendo a reutilização dos materiais e a circularidade dos recursos, e a realização periódica de atividades pedagógicas e de sensibilização comunitária.