Almada distingue quadras populares
Os vencedores do Concurso de Quadras Populares foram conhecidos este sábado, 12 de julho, no Jardim do Museu de Almada – Casa da Cidade.
Sérgio Tavares da Silva é o vencedor do Concurso de Quadras Populares 2025. A entrega dos prémios às melhores quadras populares de 2025 aconteceu esta tarde, no Jardim do Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade. Este ano participaram no concurso 240 quadras de cerca de uma centena de participantes, oriundos de vários pontos do país. Este ano, “Almada” e “Alegria” foram as palavras de inclusão obrigatória nas quadras a concurso.
Além do prémio pecuniário atribuído às três melhores quadras (1.º prémio – 450 euros; 2.º prémio – 350 euros; 3.º prémio – 250 euros), duas dezenas de concorrentes foram distinguidos com menções honrosas. Foram ainda atribuídos diplomas de participação a todos os participantes.
A cerimónia contou com dois momentos musicais, protagonizados pelos grupos Contradições e Pax Novel.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Almada em parceria com a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada e tem como objetivo distinguir as melhores quadras alusivas aos festejos de São João.
1.º Prémio
Almada nasceu ao Sol
São João traz alegria
És a cidade farol
Luz eterna que alumia
Autor: Sérgio Tavares da Silva (Laranjeiro)
2.º Prémio
Almada Minha paixão
És a suprema alegria
Brindemos ao São João
Nesta noite de magia
Autora: Casimira da Conceição Pereira Gonçalves (Almada)
3.º Prémio
Nas festas de São João
Danço de noite e de dia
Escrevo Almada num balão
Num manjerico, alegria
Autor: Vítor Manuel Alves Fernandes (Corroios)