Câmara Municipal de Almada
Higiene Urbana
11 December 2023

Almada já tem reciclagem de cápsulas de café

O projeto de reciclagem de cápsulas de café, promovido pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), chegou hoje (11 de dezembro), ao concelho de Almada com a assinatura de um protocolo entre o Município, a Amarsul e seis representantes de marcas de café associadas à AICC (Nestlé, Delta Cafés, Massimo Zanetti, NewCoffee, UCC e JMV). Almada é assim o primeiro município a sul do Tejo a aderir a este projeto.

Foto: Victor Mendes | CMA

O protocolo que pretende dar nova vida a estes resíduos foi formalizado na Sala Pablo Neruda, no Fórum Municipal Romeu Correia, com a presença de Inês de Medeiros, presidente da CMA, e representantes da Amarsul, Sérgio Bastos, e da AICC, Vítor Martins.

A presidente da CMA, Inês de Medeiros, realçou a importância deste projeto referindo que “não há pequenos gestos nesta questão da defesa do meio ambiente e da reciclagem”. A AICC destacou a sua preocupação com a sustentabilidade e a Amarsul afirmou o seu empenho neste protocolo, desejando que venha a ter bons resultados.

Após a assinatura do protocolo, foi realizada uma deslocação à Praça S. João Baptista para colocação de cápsulas de café no ponto de reciclagem com a presença de uma turma do 5.º ano da Escola Básica D. António Costa. Os alunos tiveram oportunidade de ouvir uma breve explicação, pela AICC, sobre “o ciclo de vida” das cápsulas recicladas e participaram ainda num workshop de plantação de suculentas em cápsulas de café, dado pelos técnicos do Departamento de Higiene Urbana da CMA.

Com a implementação da recolha seletiva de cápsulas de café, o Município de Almada vai assegurar o encaminhamento e valorização destes resíduos desviando-os do aterro, contribuindo assim para o cumprimento das metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2030 e para a promoção da economia circular.

Os munícipes podem desde já fazer a separação das cápsulas de café e depositá-las em pontos criados para o efeito, tanto no Ecocentro Móvel – que percorre todas as freguesias do concelho – como no Ecocentro fixo, localizado na Quinta da Matosa – Sobreda, da responsabilidade da Amarsul.

A Amarsul fica ainda com a tarefa de armazenar as cápsulas de café até à sua recolha. As empresas de café asseguram a recolha das cápsulas de café nas instalações da Amarsul e o seu transporte até um reciclador licenciado.

De salientar que as cápsulas de café usadas têm um elevado potencial de reciclagem uma vez que os seus componentes alumínio/plástico e borra de café são materiais recicláveis ou reutilizáveis, pelo que há que promover a reciclagem destes resíduos e garantir o aproveitamento de todas as frações de resíduos neles contidas.

Acompanhe aqui a localização e calendário do Ecocentro Móvel da CMA