Skip to main content
Almada
Proteção Civil
9 November 2024

Almada na Plataforma Regional da Europa e Ásia Central para a Redução do Risco de Catástrofes 2024

Almada participou na reunião da Plataforma Regional da Europa e Ásia Central para a Redução do Risco de Catástrofes 2024 (EFDRR), que teve lugar em Budva, Montenegro, entre os dias 6 e 8 de novembro. O Município foi representado pela vereadora Francisca Parreira.

Image
Grupo de pessoas de pé

Acompanhada pelo Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, António Godinho, participou em visitas de campo e conferências, focadas no tema central, o efeito das alterações climáticas sobre o risco de catástrofe.

 

Esta reunião acontece de três em três anos e é organizada pelo Governo, em colaboração com o Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes e com o apoio do PNUD, da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.

 

Esta Plataforma estabeleceu-se como um veículo único para enfrentar os desafios regionais do risco de catástrofes, reunindo os governos de 55 Estados-Membros e partes interessadas da sociedade civil e do setor privado, permitindo a partilha de conhecimentos e assumindo compromissos para reduzir o risco de catástrofes.

 

O EFDRR 2021 foi realizado em Matosinhos, Portugal e culminou no endosso do ' EFDRR Roadmap for Disaster Risk Reduction 2021-2030 ', que identifica quatro áreas prioritárias compartilhadas para atingir as prioridades do Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030.

 

O Roteiro EFDRR 2021-2030 apoia a implementação do Marco de Sendai por:

 

• Apoiar a redução do risco de catástrofes regionais, nacionais e locais

estratégias e ações, identificando lacunas e desafios comuns para e oportunidades para aumentar a resiliência às catástrofes na região.
 


• Destacar acordos eficazes para a partilha nacional e local de boas práticas, caminhos e oportunidades para pessoas mais informadas sobre os riscos, políticas, estratégias e estratégias sensíveis ao género, sensíveis à idade e inclusivas.

 

• Promover e apoiar sistemas de colaboração regional e aprendizagem partilhada.